A Citroën esperou exatamente um ano para lançar o C3 Aircross com câmbio automático, enquanto o C3 Picasso, mais comportado, chegou em março com opções de transmissão automática e manual numa tacada só. Pois bem, o modelo com a caracterização “pseudo off-road” e sem o bendito pedal de embreagem custa R$ 60.350 na versão GLX e R$ 66.400 na Exclusive, que traz mais itens de série. Os carros, inclusive, já estão nas lojas da marca pelo país.
Pra variar, o câmbio automático do Aircross é o system Porsche de 4 marchas, os mesmo usado em outros carros da Citroën (C3 e C4) e Peugeot (207 ao 408). Apesar de ter sido desenvolvido pela marca alemã, essa transmissão não é boa. São poucas marchas para aproveitar a força do motor e o modo sequencial não é muito obediente. Sem falar nos trancos…
O GLX, apesar de bem carinho, traz poucos itens interessantes de fábrica. O rádio dele, por exemplo, é simples, nem entrada USB tem. Airbag duplo frontal é um luxo opcional de R$ 1.300. Se quiser freios ABS terá de partir para a série Exclusive, que possui também ar-condicionado digital (o do GLX é manual), bancos de couro e o GPS embutido no painel, vendido a parte por R$ 2.400.
Na França, o C3 Picasso tem preço inicial de R$ 33 mil. O que opcional aqui, lá é equipamento obrigatório ou vem de série.
Carrinho pseudo-aventureiro, com motor 1.6 e custando quase R$ 70 mil… É assim que o mercado brasileiro evolui !
Tem horas que eu penso que o consumidor acaba tendo o que merece por sua ignorância e falta de bom senso na aquisição de um veículo ou na forma como emprega mal o seu dinheiro.
Dá prá perceber que POR ENQUANTO a tão propalada "ameaça chinesa" não está surtindo o efeito desejado (forçar as montadoras a equipar os carros e baixar os preços).
Pouca coisa mudou. Os preços continuam altíssimos e itens de segurança importantes continuam sendo opcionais.
O que será que o pessoal da ANFAVEA, FENABRAVE, ABEIVA e o governo andaram combinando "nos bastidores" ? Nem te conto !!!
Lembrando que o modelo nacional do C3 Picasso é um remendo na plataforma antiga do C3, não é o mesmo carro que o modelo europeu – por consequência o daqui é menos econômico, menos seguro, e menos confortável.
C3 Aircross: R$ 32 mil
C3 Picasso: R$ 30 mil
Na Argentina…