O namoro entre a Nissan e a Chrysler não era novidade, mas a recente separação da DaimlerChrysler acelerou a parceria que resultou no surpreendente anúncio de hoje: a marca norte-americana venderá a partir de 2009 um sedã médio no Brasil e na América do Sul.
Trata-se do sedã do Nissan Tiida, chamada nos Estados Unidos Versa Sedan. A empresa japonesa fornecerá o modelo alterado com a identidade Chrysler, num acordo do tipo OEM (Original Equipmet Manufacture ou algo como produção original do equipamento).
Os detalhes da parceria não foram divulgados mas acredita-se que o sedã será produzido no México, onde ambas têm fábricas.
O anúncio vai de encontro com informações que indicavam a vontade de Carlos Ghosn, presidente da Nissan, de fechar um acordo com uma montadora dos Estados Unidos – antes disso houve conversas com a GM e a Ford, ambas fracassadas.
Segundo comentários, a Nissan está interessada na experiência da Chrysler com picapes e esta quer explorar mercados em que não atuava mais como o dos veículos pequenos (médios no Brasil).