Em se tratando de Sergio Marchionne, o presidente do grupo Fiat, o que ele diz como “pode” é melhor ser lido como “será”. Explico. O executivo esteve ontem no Brasil para a inauguração da maior fábrica de máquinas agrícolas da Case New Holland no mundo, localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. E disse aos jornalistas que o grupo pensa em instalar aqui uma fábrica da Chrysler, mais especificamente da marca Jeep.
Marchionne revelou que a Fiat planeja ampliar os investimentos no Brasil para consolidar sua presença aqui. Ele tem toda a razão. Nosso mercado já é o maior da marca no mundo e se não tomarem cuidado, perderão essa vantagem para outras montadoras.
Segundo ele, há uma grande chance de produzir veículos da Chrysler aqui e que a Jeep seria a marca ideal. O presidente da Fiat também reconheceu que a fábrica de Betim está perto do limite. A unidade é gigantesca – produz cerca de 800 mil unidades por ano – e não há como ampliá-la. Uma coisa é certa: a Fiat não sairá de Minas Gerais, onde é praticamente um patrimônio dos mineiros.
Já que a FIAT está pensando em fabricar carros da Chrysler, especificamente JEPP, seria interessante fabricá-los com motores exclusivamente a diesel da IVECO, pois seria mais prático e eficiente.
Já que a fábrica da Mercedes em Juiz de Fora MG, não vingou e nem vingará, sugestão para a FIAT é comprá-la e adaptá-la para fabricar os jipões da JEEP, mata dois coelhos com uma cajadada só!
A máxima de que a FIAT não pensa em sair de Minas Gerais poderá sim direcioná-la para a planta de Juiz de Fora. É uma fábrica limpa, num eixo estratégico, com colaboradores competentes e numa região com uma qualidade de vida inigualável.
Oxalá o governador de Minas Aécio Neves e o prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos, estejam para o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira da mesma forma que o Governador Sérgio Cabral está para o desenvolvimento do Sul Fluminense.
Melhor notícia somente uma confirmação disso. Mas jipe que é Jeep tem motor a gasolina – uma opção diesel não seria ruim também, mas não ter opções a gasolina seria um erro primário. É a melhor notícia dos últimos tempos!
e a fabrica da Dodge Dakota no Parana? Agora ela não pertence a Fiat? Essa unidade continua fechada? Poderiam aproveitar a estrutura para já montar os Jeeps e RAMs no Brasil.
segundo ás mas linguas, a planta de Juiz de Fora poderá ter o futuro classe b nova geração lá, não sei se é verdade, mas bem que a fiat poderia lançar a dakota no parana de novo!!!!!!!!
Até onde eu tinha lido há muito tempo atrás, a fábrica da MB em Juiz de Fora estaria montando o classe C em regime de CKD (só não sei se pra vender no Brasil ou exportá-lo).
E lí também há muito tempo que a Renault-Nissan estaria estudando comprar a planta da antiga Chrysler no Paraná.