Pronto, a polêmica no design está de volta. Quer dizer, quase. A revista Quattroroute revelou na sua edição mais recente que o designer americano Chris Bangle estaria negociando o seu retorno para a Fiat. Sim, o homem que ousou mexer no estilo previsível da BMW já trabalhou na montadora italiana. Como mostra a foto acima, Bangle desenhou, entre outros modelos, o Fiat Coupé antes de mudar para a marca alemã.
A ironia é que essa dança das cadeiras pode ter a ver com a venda da Italdesign Giugiaro para a Volkswagen. A empresa era parceira de longos anos da Fiat, que agora está num momento daqueles. Precisa projetar dezenas de novos modelos para a Chrysler, Lancia, Alfa Romeo e a própria Fiat.
Por isso Sergio Marchionnne, o nº 1 da empresa, imaginou que Bangle poderia ser a peça-chave na difícil arte de pensar em carros que agradem italianos, americanos e outros clientes pelo mundo.
Já pensaram num Jeep Wrangler, um Chrysler 300C ou o sucessor do Punto saindo das pranchetas de Bangle? Se o negócio sair teremos muito, muito assunto polêmico para discutir nos próximos anos.
Obs: apesar de constar o nome Pininfarina, o Coupé foi desenhado por Bangle – a Pininfarina cuidou do interior do carro.
[poll id=”28″]
BMW é BMW. Mesmo com Chris Bangle.
Acho que a FIAT não resiste. Talvez fique com a incumbência dos novos Chrysler/FIATs e fique lá pros americanos.
Esperar pra ver.
Dá-lhe alemão Peter S. da Kia/ex. Audi nele.
O design do FIAT Coupé é admirado nos clubes de carros do mundo inteiro, nunca foi considerado polemico. Observo que os textos deste site estão ficando meio ironicos, parecidos com aquele site de "noticias copiativas".
Olá, Daniel,
há quanto tempo não vejo um comentário seu. Sobre o Coupé, penso que é um daqueles carros que não dá para ficar em cima do muro. Para uns é uma obra de arte, para outros, um projeto com um balanço dianteiro desproporcional e com entalhes diagonais nas laterais que não fizeram escola em nenhum outro modelo. Enfim, para a gente tirar a dúvida, vou colocar uma enquete no final deste post.
Quanto aos textos irônicos, o Blogauto é assim mesmo, acaba opinando nos posts, ironiza, analisa outros ângulos, questiona. Às vezes exageramos, erramos, mas certamente evitamos aqueles textos enfadonhos que vemos por aí que são praticamente reproduções de press-releases das montadoras.
Uma coisa é certa e não falo apenas para fazer média. O nível de discussão aqui e a opinião de muitos leitores tornam o blog muito, muito mais interessante que outros formatos de veículos. Acredito que quem passa por aqui para saber mais sobre um carro acaba tendo uma visão muito melhor desse produto, seja com gente elogiando ou criticando. Veja o caso dos novos carros da Chana que serão lançados no Brasil. Um leitor alertou que os valores de potência estavam errados. Avisei a assessoria e ontem eles mandaram uma errata para toda a imprensa. Para ver o poder que vocês têm.
Abs,
Ricardo Meier
@Ricardo Meier
Prezado Ricardo, faz tempo que sou leitor do seu blog que sempre considerei serio e confiavel, até o nivel dos comentadores é melhor (com poucas exceções), mas senti nos textos uma informalidade maior de uns tempos para cá, as vezes um tanto exagerada, mas tudo bem vou continuar acessando, preferia a postura mais contida anterior.
Quanto ao Coupé que bom ser um carro unico, que não foi copiado e manteve sua personalidade, assim como os Corvettes e tantos outros que alegram aos fãs do mundo automotivo. Sds, DSR
Sou muito fã do Fiat Coupé, embora nunca tivesse tido um. É uma pena que sua trajetória no Brasil tenha sido curta. E uma pena também que não tenha vindo o modelo turbo-alimentado vendido na Europa, pois aqui tinha o mesmo motor no Tempra.
Eu fiquei surpreso em saber que foi desenhado pelo Chris Bangle, pra mim achava que tinha sido o Giugiaro.
Mas de qualquer forma, tomara que ele faça um remake desse modelo. Aproveitando os contornos e deixando-o mais atual. E tomara também que seja vendido aqui.
É bom deixar esse cabra longe dos Alfa Romeo , Lancia e Maserati , esses carros devem ser desenhados por italianos como Pininfarina , Guigaro e Bertone
Bangle nao gosta de carros, nao sabe nem dirigir como confessou recentemente…. É um exetrico de mal gosto notorio. Nem todo mundo concorda, mas o simples fato da polemica já deveria ser um indicador serio para um gestor… Acabou sendo cortado da BMW. Fará milagres na Fiat ?
Tem a minha torcida contra hehehehe
@Ricardo Meier
As opções da enquete são tendenciosas e incompletas. O Fiat Coupé chega a ser bonito, mas nada espetacular ou “uma obra de arte”, como na primeira opção. As outras opções são negativas.
<blockquote cite="#commentbody-22277">
Ricardo Meier :
Olá, Daniel,
há quanto tempo não vejo um comentário seu. Sobre o Coupé, penso que é um daqueles carros que não dá para ficar em cima do muro. Para uns é uma obra de arte, para outros, um projeto com um balanço dianteiro desproporcional e com entalhes diagonais nas laterais que não fizeram escola em nenhum outro modelo. Enfim, para a gente tirar a dúvida, vou colocar uma enquete no final deste post.
Quanto aos textos irônicos, o Blogauto é assim mesmo, acaba opinando nos posts, ironiza, analisa outros ângulos, questiona. Às vezes exageramos, erramos, mas certamente evitamos aqueles textos enfadonhos que vemos por aí que são praticamente reproduções de press-releases das montadoras.
Uma coisa é certa e não falo apenas para fazer média. O nível de discussão aqui e a opinião de muitos leitores tornam o blog muito, muito mais interessante que outros formatos de veículos. Acredito que quem passa por aqui para saber mais sobre um carro acaba tendo uma visão muito melhor desse produto, seja com gente elogiando ou criticando. Veja o caso dos novos carros da Chana que serão lançados no Brasil. Um leitor alertou que os valores de potência estavam errados. Avisei a assessoria e ontem eles mandaram uma errata para toda a imprensa. Para ver o poder que vocês têm.
Abs,
Ricardo Meier
Concordo plenamente!
Rafael J,
poderíamos ter colocado outras opções intermediárias, mas, pelo resultado até agora, o leitor Daniel SR tem razão, o Coupé tem muito mais admiradores que detratores, ao contrário do que escrevi. Tanto assim que retirei o trecho do texto que o chamava de polêmico. Mea culpa.
Abs,
Ricardo Meier
Caraca, falaram pro Bangle ficar longe das marcas italianas (masseraty, ferrari, alpha) e isso é verdade. esse cara pode arrebentar essas marcas…
MASSSSSS se ele pegar a prancheta para fazer dodges (q serao carros descolados e de bom desempenho), RAMs (caminhaozinhos fod@as) e Jeep (jeeps com designe invocado) ele tem td para dar certo no braço americano do grupo fiat.
sorte! antes ele q um chinês desenhando pra fiat
ja que ninguem gosta do sr. bangle, que ele seja contratado pela GMB então, pq o tal de carlos barba é muito mais barbeiro na hora de desenhar carros do que o chris( vide agile, s-10, celta, prisma, e futuro picape agile ), certamente se ele desenhar os carros na empresa de sao caetano, com certeza a chevrolet seria a nº 1!!!!!!!
@Daniel SR Eh, naquele blog só o editor pode falar de política, mas o Teflon deve ficar intocável. Se eu alertar lá que o imposto de renda progressivo é uma tática comunista, eu sou bloqueado por avisar a verdade. Impedir de alguém dizer a verdade é imposição de omissão, um crime de fato.
Minha esposa já teve um Coupé. E na condição de marido de uma ex-proprietária, afirmo com categoria que este carro é uma obra de arte com rodas. Ele tem um design praticamente "atemporal". Acho ele um dos carros mais exóticos e belos que já vi. Respeito opiniões em contrário pois, gosto é muito pessoal. E também confesso que logo que ele foi lançado, eu custei um pouco a me adaptar com o desenho dele. Mas, acabei admirado com a "italianice" do carro, tanto interna by estúdio Pininfarina, quanto externa by Mr. Bangle, e acabei gostando dele. Só quem dirige ou já dirigiu um Coupé sabe qual é a sensação de estar dentro daquele "cockpit" e observar a reação das outras pessoas e motoristas ao redor. É um tal de "gente sorrindo, virando cabeça e apontando o dedo" por onde ele vai. Na estrada, chegam a te dar passagem só para te verem passar. A maioria gosta. Agora, quanto a parte mecânica… bom, deixa para lá que isso é para outro capítulo, e não vamos estragar a "poesia" de uma coluna que versa sobre o seu ponto forte (design) falando logo do ponto fraco (mecânica temperamental), fica para uma próxima…