Uma semana depois de anunciar o lançamento do Astra com motor 2.0 de 140 cv, a Chevrolet faz o mesmo com a minivan Zafira. Nada mais natural, como havíamos adiantado aqui em nota do dia 9 de fevereiro. A curiosidade reside em saber se o carro ficou mais veloz e econômico, como foi prometido pela marca, mas não confirmado no Vectra e no Astra em certas situações.
E na Zafira, será que deu certo? Desta vez, ao menos, os números fornecidos pela marca estão mais coerentes, exceto pela média de consumo da versão manul (veja quadro abaixo). A Zafira com motor de 140 cv está mais veloz cerca de 3 a 5 km/h, acelera mais rápido com transmissão manual, mas ficou mais lenta com o câmbio automático, e gasta menos em qualquer condição – o maior ganho foi com o câmbio automático, talvez a razão para a pior aceleração.
Além do motor, apenas o quadro de instrumentos ganhou novo grafismo, o mais barato artifício que a indústria faz uso para dar um tapinha no visual.
A Zafira até vende bem para um segmento que não tem grande participação – são cerca de 1 000 unidades por mês. E vai ficar em linha por um bom tempo já que o projeto que pode aposentá-la vai demorar. Será um veículo crossover baseado numa nova plataforma que a GM desenvolve em segredo.
Nova
|
Antiga
|
Nova
|
Antiga
|
|
Manual | ||||
álcool
|
gasolina
|
|||
Vel. Máx. |
192
|
188
|
186
|
183
|
O a 100 km/h |
11
|
11,4
|
11,5
|
12
|
Consumo | ||||
cidade |
6,8
|
6,7
|
9,7
|
9,6
|
estrada |
9,8
|
9,7
|
14
|
13,8
|
médio |
7,9
|
8,1
|
11,3
|
11,5
|
Automático | ||||
álcool
|
gasolina
|
|||
Vel. Máx. |
181
|
176
|
180
|
175
|
O a 100 km/h |
13
|
12,2
|
13,9
|
12,7
|
Consumo | ||||
cidade |
6,6
|
6,4
|
9,6
|
9,1
|
estrada |
9,4
|
8,7
|
13,5
|
12,4
|
médio |
7,6
|
7,4
|
11,1
|
10,6
|