Meses após se renovar no segmento de sedãs médios com o global Cruze e lançar o Cobalt para o segmento de sedãs compactos com dimensões de médios, a Chevrolet continua empenhada na renovação de sua frota no mercado brasileiro. A aposta da montadora desta vez será no segmento de minivans compactas, onde Nissan Livina, Fiat Idea, JAC J6 e Honda Fit atuam. Para substituir as velhas Meriva e Zafira, que serão enterradas ainda neste semestre, a GM lançará os modelos derivados do projeto conhecido internamente como PM5 e PM7.
As siglas acima são referentes ao número de assentos dos modelos. A primeira é em alusão ao modelo que irá substituir a Meriva, que terá cinco lugares, enquanto a segunda sigla é em referência ao sucessor da Zafira, com sete bancos. Assim como foi registrado Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em nome da Chevrolet, o carro familiar se chamará Spin. De acordo com fontes ligadas à marca, o modelo será lançado no Brasil em julho. Assim como Sonic e Cobalt, por exemplo, a Chevrolet Spin utilizará a plataforma do Opel Corsa D, bem mais moderna e bem estruturada que as demais plataformas antigas que a GM ainda insiste em utilizar em seus modelos.
Porém, um dos mistérios do modelo era em questão ao design. Se baseando em flagras e informações, o site iG Carros publicou nesta terça-feira (3) uma projeção da nova Spin. Como dá para notar, o veículo terá a mesma identidade visual da atual Chevrolet, inaugurada por aqui no hatch compacto Agile. A dianteira será avantajada com grade ampla dividida ao meio por uma barra e o logotipo da empresa. Os faróis tem desenho parecido com os da nova S10, porém, maiores.
Na lateral, a minivan usará as mesmas soluções aplicadas no emergente Cobalt, como os vincos que nascem nos faróis e nas lanternas e as maçanetas mais simples. A terceira janela do carro, próxima ao porta-malas, apresenta um visual bem estranho – seguindo a ilustração, é claro –, sem nenhum tape em preto como acontece na coluna B, causando a impressão de que o vidro está meio que “voando” pela lataria. Visto de traseira, percebemos as lanternas com desenho convencional e a ampla tampa do porta-bagagens.
Por dentro, o desenho do painel será bem parecido com o do Cobalt, com a diferença de materiais melhores, por se tratar de um veículo superior, tanto no segmento quanto no preço. Por falar em preço, a Chevrolet Spin deverá ser oferecida nas versões LT e LTZ, com valores sondando a casa dos R$ 50 e R$ 70 mil, assim como acontece com a maioria das arquirrivais. Uma variante LS é cogitada, para atender frotistas.
Debaixo do capô, nenhuma inovação. Era de se esperar o mesmo bloco que equipa o Cruze na versão mais cara. Mas pelo visto isso não ocorrerá. De acordo com fontes ligadas à marca, o modelo trará uma versão renovada do antigo motor 1.8 litro 8V, com novos comandos de admissão e escape visando melhores números de consumo de combustível e mais potência (acima dos 130 cavalos), se tornando um propulsor da família Econo.Flex. A transmissão será manual ou automática sequencial de seis velocidades, esta a mesma do sedã médio.
Para a versão com cinco lugares estará disponível o bloco 1.4 litro Econo.Flex, já utilizado no Prisma, Agile, Montana, Corsa e Cobalt. O câmbio será manual de cinco marchas ou, provavelmente, automatizado Easytronic também com cinco velocidades.