A Chevrolet apresentou nesta quinta-feira (28), em São Paulo, um novo modelo que se integrará ao seu portfólio, que vagamente vem sendo renovado. Agora foi a vez das avelhantadas Meriva e Zafira saírem de linha para a chegada da nova Spin, modelo que substitui de uma só vez os dois novos modelos, com versões com cinco ou sete lugares. Além da praticidade e do amplo espaço interno, a Spin chega apostando no custo benefício. O modelo mais barato tem preço sugerido de R$ 44.590.
O visual da Chevrolet Spin também agrada, mas não chega a impressionar. A dianteira, ponto crítico dos últimos projetos nacionais da montadora, tem um desenho tanto quanto harmonioso, com uma ampla grade com envolto cromado e faróis espichados para a lateral, além de um para-choque volumoso, com uma peça que ostenta os faróis de neblina.
Na lateral, o destaque fica por conta de dois vincos, um que nasce nos faróis dianteiros e termina no início das portas dianteiras e outro que começa nas lanternas traseiras e termina um pouco depois das maçanetas das portas traseiras, solução igual à utilizada no Cobalt, modelo que a Spin compartilha componentes mecânicos, como plataforma, câmbio e suspensão. Um tape preto na coluna C do carro deixaria o desenho das janelas mais agradável.
Já na traseira, a Spin não convence. As lanternas tem tamanho pequeno e não formam harmonia com a parte frontal do carro. Mas de acordo com a Chevrolet, as lanternas foram desenhadas para trabalhar o fluxo de ar, que evita que as mesmas fiquem sujas e menos eficientes em dias de chuva. O aerofólio embutido na tampa traseira também contribui na aerodinâmica.
Mas é no interior que a Chevrolet se sobressai. O espaço para os ocupantes é bastante amplo, graças, principalmente, ao entre-eixos de 2,62 metros (o mesmo do Cobalt), podendo levar até sete ocupantes na versão LTZ – a LT comporta cinco pessoas. O comprimento mede 4,36 metros, enquanto a altura é de 1,66m. O painel do modelo tem um desenho bastante agradável e moderno, com acabamento em dois tons e detalhes prateados e cromados nas maçanetas, nos botões do rádio e do ar-condicionado, no volante, na manopla de câmbio, no freio de mão e nas saídas de ar.
Assim como o irmão menor, a Spin traz quadro de instrumentos que lembra motos esportivas, com direto a conta-giros analógico e um painel azulado que exibe informações como velocidade, quilometragem e computador de bordo. Segundo a marca, a terceira fileira de bancos da Spin LTZ é ligeiramente mais alta que as demais fileiras, configuração definida como “teatro” pela Chevrolet.
Com a terceira fileira de bancos, o porta-malas da Spin comporta até 162 litro. Com cinco bancos, o volume é de 710 litros, podendo carregar até 1.668 com a fileira central rebatida. A Chevrolet ressalta que a cabine do modelo conta com 32 porta-objetos.
“A Spin é mais um carro global que o Centro de Desenvolvimento da Chevrolet no Brasil produz para o mundo”, diz Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM América do Sul. “Ela já foi desenvolvida pensando em todas as variações necessárias. Terá, em alguns países, direção do lado direito e mais três opções de motor para outros mercados, como Indonésia e Argentina, que já confirmaram a comercialização do modelo.”
Debaixo do capô, nas duas versões, a Spin apresenta o motor 1.8 8V Econo.Flex, uma evolução do antigo 1.8 Flex.Power que equipava alguns modelos antigos da marca. A potência é de apenas 106 cv com gasolina e 108 cv com álcool, ambos a 6.200 rpm. O principal mote do propulsor é o torque, de 16,4 kgfm e 17,1 kgfm, respectivamente, a 3.200 rpm. De acordo com Paulo Riedel, Gerente de Engenharia de Powertrain da GM do Brasil, 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm.
Junto ao motor estarão duas opções de transmissão. A primeira é a convencional manual de cinco velocidades, enquanto a segunda é automática de seis velocidades, a mesma do Cruze, com trocas sequenciais efetuadas através de um botão na alavanca.
De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, a meta é vender ao menos 2.800 unidades da Spin mensalmente. Os taxistas serão um dos alvos da marca.
Equipamentos e preços
A versão LT da Spin virá equipada de série com airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, banco do motorista e volante com regulagem de altura, luz de seta auxiliar e rodas de 15 polegadas com calotas. Como opcional será oferecido rodas de alumínio, rádio CD Player com MP3 e Bluetooth, controle de cruzeiro e câmbio automático.
A LTZ ganha rack de teto, faróis e lanternas de neblina, sensor de estacionamento, volante multifuncional e computador de bordo. A transmissão automática e controle de cruzeiro também são opcionais.
Spin LT 1 – R$ 44.590
Spin LT 2 (com rodas de liga-leve) – R$ 45.990
Spin LT 3 – câmbio automático – R$ 49.690
Spin LTZ 1 – R$ 50.990
Spin LTZ 2 – automático – R$ 54.690
A Chevrolet Spin será oferecida em oito cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.
Parece carro funerário com aquela lateral e traseira, paro por aqui com 'os elogios' ehehee
Pra carro funerário, isso é um espanta-difunto!
É verdade… Quem comprar um Spin na cor preto Ebony ganha de brinde uma coroa de flores, hehehe
Horroroso!
Será que alguém compra?
Se bem que, até o "Renault" Logan conseguiram emplacar… É, no Brasil as montadoras dão mesmo gargalhadas a cada negócio fechado!
Mais feio que o Balotelli cagando!
Vou ver pessoalmente, mais realmente parece um carro funerário – esperei tanto para sair a nova Meriva que agora saiu como spin – mais acho que não vou trocar a minha nela não, não gostei – minha meriva é mais linda que essa nova spin – Gm – abre os olhos coloca UNS FRISOS, alguma coisa nas laterais – porque ta MUITO FEIA – E NÃO VAI LIDER DE VENDA IGUAL A MERIVA.
MESMO ASSIM VOU PESSOALMENTE PARA VER SE MUDO DE IDEIA.
acostumados a andar de fusca neh por isso que criticam otimo carro para quem tem familia grande
quero saber se o carro é bom
A Zafira dá um banho nessa Spin…Carro horrível e jeitão fúnebre…