A Spin, nova minivan da Chevrolet, já não é segredo para mais ninguém. A montadora norte-americana tentou esconder o modelo familiar para manter o automóvel na mídia até o momento de seu lançamento, mas não conseguiu. O saudoso Diogo Dias flagrou aos redores da fábrica da GM duas unidades da nova Spin sem nenhuma camuflagem se quer, do mesmo jeitinho que será encontrada nas concessionárias da marca em meados de agosto. O flagra foi publicado pelo site da revista Car And Driver.
E assim como acontece com o Agile e Cobalt, a nova Spin aposta no visual robusto. Porém, diferente dos irmãos menores, o design do veículo é mais bem acertado – pelo menos eu tive essa impressão. Na dianteira os faróis são exuberantes e se estendem no final do capô, perto do para-brisa. A grade também é dupla e ampla, sendo que na versão topo de linha LTZ há um grosso envolto em cromado. O para-choque se sobressai por uma espécie de aplique na parte inferior, que abriga os faróis de neblina e a tomada de ar.
Na lateral, a Chevrolet Spin se assemelha com o sedã, principalmente nos vincos e no desenho das maçanetas. Visto de traseira, o automóvel com vocação familiar exibe suas lanternas com desenho também parecido com as do Cobalt, mas com desenho de iluminação parecido com o do Agile. A tampa do porta-malas é bastante ampla. O para-choque segue a intenção do dianteiro.
O interior do carro não foi flagrado. Mas o desenho do painel será bem parecido com o do Cobalt, com a diferença de materiais melhores, por se tratar de um veículo superior, tanto no segmento quanto no preço. Por falar em preço, a Chevrolet Spin deverá ser oferecida nas versões LT e LTZ, com valores sondando a casa dos R$ 50 e R$ 70 mil, assim como acontece com a maioria das arquirrivais. Uma variante LS é cogitada, para atender frotistas.
Debaixo do capô, nenhuma inovação. Era de se esperar o mesmo bloco que equipa o Cruze na versão mais cara. Mas pelo visto isso não ocorrerá. De acordo com fontes ligadas à marca, o modelo trará uma versão renovada do antigo motor 1.8 litro 8V, com novos comandos de admissão e escape visando melhores números de consumo de combustível e mais potência e torque (108 cv com etanol e 106 cv a gasolina, com torque, respectivamente, de 17,1 mkgf e 16,4 mkgf.), se tornando um propulsor da família Econo.Flex. A transmissão será manual ou automática sequencial de seis velocidades, esta a mesma do sedã médio.
Para a versão com cinco lugares estará disponível o bloco 1.4 litro Econo.Flex na versão de entrada LT, já utilizado no Prisma, Agile, Montana, Corsa e Cobalt. O câmbio será manual de cinco marchas ou, provavelmente, automatizado Easytronic também com cinco velocidades.
Seu lançamento está previsto para julho.