Embora o segmento de minivans e peruas esteja em decesso com o domínio dos crossovers e SUVs no mercado, a Chevrolet Spin segue firme e forte – o modelo conseguiu emplacar 12.666 exemplares de janeiro a julho no mercado brasileiro. E para seguir vendendo bem, a minivan acaba de estrear sua linha 2017 com importantes melhorias para diminuir o consumo de combustível, além de novos equipamentos de série.
A principal novidade da Spin 2017 é a grade ativa do radiador (Active Grille Shutters), que abre e fecha automaticamente as aletas de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor, controlando a entrada de ar para o compartimento do motor.
O sistema usa uma estrutura externa que abriga palhetas transversais, enquanto a abertura e o fechamento do sistema são feitos de forma automática através de comandos da central eletrônica do veículo. Como benefício, há redução no arrasto aerodinâmico, das emissões de CO2 e consumo de combustível, retenção de calor no compartimento do motor em ocasiões de partida fria, melhor desempenho do veículo no que diz respeito à velocidade máxima e aceleração, redução de ruído devido a isolamento acústico no compartimento do motor e direcionamento do fluxo de ar.
“A grade ativa do radiador é uma tecnologia comum apenas em carros importados mais sofisticados e ajuda a reduzir o consumo do Spin em cerca de 30%. Na prática, é como se o consumidor ganhasse quase quatro meses de combustível no ano”, calcula Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da General Motors.
O motor 1.8 Econo.Flex foi substituído pelo 1.8 SPE/4, ambos com a mesma concepção, mas com direito a diversas melhorias, como conjunto de pistões, bielas e anéis redesenhado e mais leve, anéis de pistão e tipo de óleo lubrificante (0W20) alterados, taxa de compressão ajustada com foco na melhor performance, módulo eletrônico 40% mais rápido e potente, novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas, entre outros.
Segundo a marca, este propulsor consegue gerar até 106 cv de potência com gasolina e 111 cv com etanol, a 5.200 rpm, e torque de 16,8 kgfm a 2.800 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente – o modelo antigo gerava 106 e 108 cv, a 5.400 rpm, e 16,4 e 17,1 kgfm, a 3.200 rpm.
Junto a ele está uma nova transmissão manual de seis velocidades ou automática, também de seis marchas, esta com um comportamento mais suave em comparação com a linha anterior. Outra novidade é a direção com assistência elétrica progressiva, em substituição ao sistema hidráulico.
Há ainda freios mais eficientes energeticamente, novos rolamentos e pneus “verdes”, e o uso de novos materiais para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural da Spin. Mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Ainda de acordo com a Chevrolet, o carro ficou até 33 kg mais leve.
A Spin dispõe também de suspensão com novo acerto, graças a recalibração das molas, amortecedores e batente da suspensão. O conjunto recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo.
Nos equipamentos, a minivan da GM estreia o sistema OnStar, que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.
Entre as versões agora há o modelo LS, configuração de entrada, que oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, vidros e travas elétricas, alarme, ar-condicionado, painel de instrumentos com velocímetro digital, indicador de mudança de marchas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, direção elétrica e OnStar com o pacote Safe, que inclui serviço de recuperação veicular e aplicativo para smartphone com a função diagnóstico, por exemplo.
O modelo LT agrega rodas de liga-leve aro 15, volante multifuncional revestido em couro, sistema MyLink, rack de teto e OnStar com botões no retrovisor e serviços de emergência do pacote Protect, entre eles o de notificação automática em caso de acidente e a transferência de ligação para o Chevrolet Road Service em caso de pane elétrica ou mecânica.
A variante Advantage volta a ser oferecida, desta vez como o modelo automático mais acessível da linha. Há faróis e lanternas escurecidos, retrovisores com ajuste elétrico, acabamento de peças da carroceria em preto brilhante, computador de bordo, luzes individuais de leitura, faróis de neblina, cobertura do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, transmissão automática e controlador de velocidade de cruzeiro.
A Spin LTZ acrescenta terceira fileira de bancos, capa dos retrovisores externos na cor do veículo, faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”, maçanetas internas cromadas e rodas com desenho exclusivo. Nesta configuração, o OnStar vem com o pacote completo (Exclusive), com serviços também de concierge e o de navegação. A LTZ tem opção de transmissão manual ou automática.
Por fim, a aventureira Spin Activ dispõe de para-choques preto com apliques prateados na parte inferior, molduras nos para-lamas, saias laterais, adesivos na soleira das portas, estepe na tampa traseira, porta-objetos no assoalho do porta-malas, lanternas escurecidas, rodas de alumínio aro 16, bancos com revestimentos em tecido especial e painel com acabamento exclusivo.
Confira os preços da nova Chevrolet Spin 2017:
Spin LS 1.8 MT: R$ 57.990
Spin LT 1.8 MT: R$ 61.490
Spin Advantage 1.8 AT: R$ 66.990
Spin LTZ 1.8 MT: R$ 67.990
Spin LTZ 1.8 AT: R$ 71.990
Spin Activ 1.8 AT: R$ 69.990
Com tantas alterações (que na verdade não passam de correções de pontos muito criticados na Spin especialmente o alto consumo de combustível) não dá pra entender por que não atualizaram o visual do carro com aconteceu com toda a linha GM, nem o motivo pelo qual não recebeu o novo mylink ainda mais pelo fato do modelo ser um sucesso em vendas.
Tinha interesse de adquirir o modelo 2017 já com o esperado desenho atualizado em substituição a minha 2014 mas pra trocar praticamente seis por meia dúzia e pior acabar vendo a GM inevitavelmente redesenhar o carro no meado do ano vou fazer como muitos que apreciam o modelo, vou esperar!
Tomara (pra eles) que não apareça outro modelo no segmento até lá.
Deviam colocar marcador de temperatura do motor no painel,