A Chevrolet resolveu não esperar pela produção mexicana do Sonic e trouxe o modelo direto da Coreia do Sul. O modelo, nas carrocerias hatch e sedã, está sendo lançado nesta semana na cidade de Búzios, RJ. Os preços etão em linha com seu maior rival, o New Fiesta: o hatch manual custa R$ 46.200, valor que pode cair quando o Sonic mexicano chegar, provavelmente até o começo de 2013.
Mas o carrinho “esportivo” da GM tem algumas cartas na manga que seu rival não traz como versões com câmbio automático além de dois níveis de acabamento. Para matar a curiosidade logo, segue a lista de preços:
Sonic hatch LT manual – R$ 46.200
Sonic hatch LTZ manual – R$ 48.700
Sonic hatch LTZ autom. – R$ 53.600
Sonic sedã LT manual – R$ 49.100
Sonic sedã LTZ manual – R$ 51.500
Sonic sedã LTZ autom. – R$ 56.100
Esse valores já incluem o desconto nos impostos promovido pelo governo federal. A meta da GM é vender 1.200 unidades por mês de todas as versões, um número razoável, é bom dizer. O Sonic tem uma tarefa interessante: fazer a ponte entre os hatches compactos mais simples com o caro Cruze. A dupla Agile/Cobalt, por exemplo, tem outro foco, os consumidores “pais de família”.
O Sonic chega ao Brasil com um inédito motor 1.6 Ecotec flex capaz de produzir 120 cv com etanol e 116 cv com gasolina – o torque é de 16,3 kgfm a 4 mil giros e 15,8 kgfm, respectivamente. O pacote de equipamentos é bom e inclui ABS com EBD, duplo airbag, ar-condicionado, trio elétrico e rodas aro 15 na versão LT – 16 na LTZ. Curiosamente, a direção assistida é hidráulica. Segundo relato de um colega jornalista que dirigiu o modelo vendido nos Estados Unidos, lá ela é elétrica.
Outra surpresa foi o reconhecimento pela GM que o Sonic é o natural sucessor do Astra, carro que até então não era considerado “morto” pela montadora.
Preço FOB
Trazido da Coreia do Sul, o Sonic custa para a GM brasileira bem menos que o New Fiesta para a Ford. Segundo dados apurados pelo Blogauto, a versão de entrada do Sonic tem preço FOB (sem impostos, custos e margem brasileiros) de US$ 8.566 ou R$ 17.000. O frete é de US$ 712, algo como R$ 1.400. Já o modelo rival chega do México por US$ 11.670, algo em torno de R$ 23.200 mais R$ 560 de frete.
Numa conta simples, a Ford aumenta esse valor em 86% enquanto a GM coloca 150% a mais no preço do Sonic. É verdade que a segunda precisa pagar imposto de importação por não existir isenção como no México. Mas é interessante ver como um carro produzido na Coreia do Sul é barato isso porque o México tem um custo pequeno também.
Acréscimo de 86% para o fiesta, 150% para o Sonic… Fora do Brasil todos impressionados com nossa economia, o lugar onde juros chegam a 200% a.a. Somem estes 86% e imaginem o financiamento + juros…
GOSTARIA DE TER A ATENÇÃO DOS SENHORES PARA PERMITIR-ME REVELAR A RAZÃO DOS IMPOSTOS SEREM ALTOS NO BRASIL.
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A REDUÇÃO DOS PONTOS PERCENTUAIS DOS IMPOSTOS HOJE SÃO POR QUESTÕES ECONÔMICAS QUE REFLETIRÃO EM VOTOS. MAS A META DO GOVERNO NÃO É ESSA. DENTRO DE 4 OU 10 ANOS, A SITUAÇÃO PODERÁ SER UM TERROR.
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ESTE É O LINK DO VÍDEO QUE POSTEI NO QUAL O PROFESSOR EXPLICA TUDO COM UMA RIQUEZA DE DETALHES NUNCA VISTA NA MÍDIA COMPRADA.
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[youtube AmJ-5Z567a0 http://www.youtube.com/watch?v=AmJ-5Z567a0 youtube]
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Caso o vídeo não apareça aqui, o link da página dele no Youtube é este. http://www.youtube.com/watch?v=AmJ-5Z567a0
O curioso é que estimavam preço entre 47 e 48 mil antes do corte de IPI, e agora lançam o carro com preço de 46.200 e dizem que já contemplaram o corte.
E assim, o benefício que deveria ser do comprador, vai parar no bolso da montadora.
86%!!!
150%!!!!!!
Somos os maiores otários do mundo mesmo!
CARO e feio… Substituto do ASTRA??? New Fiesta é quem vai se dar bem nessa.
Sr. Ricardo, o Senhor pode não ser fã-boy da Chevrolet, mas tá parecendo. O New Fiesta não tem duas versões de acabamento, e sim três. Porque a sigla SE é apenas uma, não como do Sonic LT e LTZ, mas se subdivide em tres versões. O Fiesta apenas não oferece o cambio automático, ainda, mas é guardiã de avançada tecnologia, que lhe permitirá no momento que bem lhe convier, oferecer o cambio "powershift" com dupla embreagem, coisa que a Dona GM ainda não pode. E mais, tem o sistema SYNC e outras tecnologias não oferecidas pelo veículo da GM. Como diz, o custo do carro para a GM é menor, não apenas pelo custo de produção coreano talvez ser menor, mas também em muito pela qualidade e outros detalhes, superiores no New Fiesta. Qual o mel que a GM passa na boca da crônica especializada, para que os mesmo defendam tanto os produtos de uma empresa que faliu, e não teve sequer competência para voltar a engatinhar com as próprias pernas. Ah se o Obama não houvesse sido eleito…
NÃO COMPRE CARRO ZERO EM 2012.O preço justo de desse carro não é R$ 46.000. O custo de fabricação do Sonic + frete é de U$ 9,278.00 = R$ 18.556,00. Com impostos de 35% de importação, o valor vai para R$ 25.050,00. Se aplicarmos uma margem de lucro aceitável de 15%, vai para R$ 28.807,00. Ou seja, o brasileiro está pagando R$ 17.193,00 a mais em um automóvel e acha que está tudo bem. A Chevrolet está praticando uma margem de lucro de 59,7% nos brasileiros. REAJA! NÃO COMPRE CARRO ZERO EM 2012.
Fui na concessionaria Rumo Norte GM perto do aeroporto de congonhas aqui em sao paulo e o preço da versão de entrada está em R$52.000,00!!!! eu questionei a respeito desta tabela com valor de entrada em R$46.000,00 mas o vendedor falou que não estão respeitando. Só no Brasil mesmo, prometem, mas chega na hora muda tudo. Ainda, estão pedindo de 60 a 90 dias para a entrega do carro. Não tem fim o desrespeito. Não comprem!