A Chevrolet anunciou recentemente a chegada do OnStar no Brasil. Trata-se de um sistema de telemática avançado, que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade, que estreará na gama da marca na linha 2016 do Cruze Sedan e do Cruze Sport6, que deve ser anunciada pela marca no fim deste ano.
O OnStar conta com 19 anos de mercado e 7 milhões de usuários no mundo, se posicionando como líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.
“O OnStar irá proporcionar aos proprietários do Cruze um novo patamar de conectividade, segurança e proteção patrimonial jamais visto no mercado automotivo brasileiro”, explica Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil. “Esta nova tecnologia combinada às inovações mecânicas, de design e conforto promovidas recentemente no Cruze brasileiro estão em linha com o posicionamento do Find New Roads no país”, afirma o executivo.
O OnStar estará disponível através de um botão na base do retrovisor interno. Com um toque, o motorista é conectado à central de atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet por ele. Dessa forma é possível fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite anterior.
Toda conversa é realizada através do sistema de áudio do veículo, que trará um canal específico de telecomunicação e que independe de um telefone celular.
O OnStar funciona ainda como uma espécie de assistente pessoal, pois pode reservar uma mesa em um restaurante indicado ou mesmo agendar horário no salão de beleza de preferência do cliente, sempre mediante disponibilidade. Os atendentes também são capazes de oferecer informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI).
“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.
Outro recurso interessante do sistema é em relação a situações emergenciais. Na iminência de falta de combustível, por exemplo, o motorista pode solicitar que seja enviado ao GPS do carro o destino até o posto mais próximo. Havendo necessidade de auxílio de terceiros, como para a troca de um pneu furado ou em caso de pane mecânica, o atendente do OnStar direciona a ligação para o Chevrolet Road Service, informando o local do incidente.
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Com esta tecnologia, o sistema consegue identificar, por meio do final da placa, se o veículo está em um dia de restrição a sua circulação (como ocorre no “rodízio” na cidade de São Paulo) e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor. Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida antecedência.
A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e estará disponível para clientes Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
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