Com um segmento recheado de novidades, a Agrishow, feira agrícola que será realizada até o dia 29 deste mês em Ribeirão Preto (SP), está sendo o palco de apresentação da linha 2017 da Chevrolet S10. Para enfrentar a nova geração da Toyota Hilux e Ford Ranger, a picape passou por mudanças estéticas e alterações no acabamento interno, além de adotar novos equipamentos de segurança.
A inspiração da nova S10 é a irmã Colorado, vendida nos Estados Unidos. Na dianteira, o modelo adotou faróis com novo formato, com direito a luzes diurnas de LED, formando conjunto com a nova grade bipartida, além do para-choque com apêndices aerodinâmicos nas extremidades, vincos marcantes, “peito de aço” na parte inferior e luzes auxiliares.
Nas laterais, há retrovisores com repetidores de seta e novas rodas de alumínio, de 16 polegadas nas versões LS e LT e aro 18 nos modelos LTZ e High Country. Já na traseira, a câmera de ré passa a ser posicionada na maçaneta da caçamba, tornando o visual da peça mais limpo. Há ainda lanternas de LED.
A nova S10 passa dispor de duas novas cores: Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, que se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.
Por dentro, a nova picape segue com sua inspiração no modelo americano. O painel foi totalmente redesenhado, com saídas de ar verticais, novos comandos, acabamento central em material macio com costura aparente, sistema multimídia MyLink de segunda geração com tela de alta resolução, navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto, entre outros.
Além disso, o painel de instrumentos foi retrabalhado e agora traz novas funções, como o computador de bordo com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo, e a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível.
Os apoios de braços e os puxadores de portas também são novos.
Entre os equipamentos, a S10 2017 passa a oferecer faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré com gráficos para auxilio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição, vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento pela chave e monitoramento de pressão dos pneus.
Há também o aviso de saída de faixa e o alerta de colisão frontal. O primeiro, através de uma câmera na parte superior do para-brisas, “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.
Já o segundo permite ao motorista estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.
“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria de pequena ou média monta porte e provocado por distrações. O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, justifica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.
Outra novidade é a tecnologia OnStar, que oferece mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade.
Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos, controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC) continuam sendo oferecidos.
Na mecânica, a Chevrolet passa a dispor de direção com assistência elétrica. Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética, o que inclui pneus de baixa resistência à rolagem e um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior.
Além disso, o modelo deixa de oferecer o motor 2.4 flex. A linha agora conta com quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).
A apresentação da Chevrolet S10 2017 à imprensa acontecerá no começo de maio.