A Chevrolet revelou na manhã desta quarta-feira, 4, no Salão de Nova York a novíssima geração do sedã grande Impala, a décima desde que o modelo foi lançado, em 1958. O modelo se reformulou por completo para enfrentar a concorrência recém-renovada, formada por Chrysler 300C, Ford Taurus, Hyundai Azera, Nissan Maxima e Toyota Avalon. Nos últimos anos, praticamente todas unidades do carro eram destinadas a frotistas e órgãos do governo dos EUA. Agora, a montadora norte-americana quer conquistar o público comum, tipo de consumidor que o Impala não conquista há tempos.
E assim como aconteceu com o também recém-apresentado utilitário-esportivo Traverse, a Chevrolet optou em deixar de lado a famosa grade bipartida, implantando na parte frontal do modelo uma grade em peça única, preta com acabamento em cromado destacando a gravatinha dourada no centro. Interligados à grade estão os faróis, com desenho bastante agressivo. Esse conjunto me lembrou até mesmo o atual muscle-car Camaro.
Na lateral, é notável as três janelas (contornadas por um grosso filete em cromado) e os vincos, sendo um que nasce na lanterna, se direcionando a maçaneta da porta dos bancos traseiros, lembrando o modelo da década de 60. A traseira do carro também é bonita, e o conjunto de lanternas e os para-choques com um corte acompanhando o desenho delas lembra a traseira do sul-coreano Optima, da Kia. Há ainda um aerofólio integrado na parte superior da tampa do porta-malas e um friso cromado ligando as lanternas, logo acima do suporte de placa.
Abrindo a porta e se direcionando ao interior, dá para notar o acabamento cuidadoso que a Chevrolet teve com o novo Impala 2013. O painel do carro, que segue a ideia de dual cockpit, tem uma tela de 8 polegadas sensível ao toque e outra 4,2’’ na parte central do painel de instrumentos. Entre os equipamentos, podemos destacar os dez airbags, o controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão frontal e mudança de faixa involuntária e de pontos cegos. Os materiais utilizados nos revestimentos do painel e das portas aparenta ser de boa qualidade. Na parte superior dos painéis das portas, do painel frontal e do painel de instrumentos há um revestimento em couro, da mesma cor dos bancos.
O automóvel mede 5,11 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,49 m de altura, enquanto a distância entre-eixos é de 2,83 m.
O novo Chevrolet Impala 2013 será oferecido nas versões LS, LT e LTZ, com três motorizações: 2.4 com eAssist de 184 cv e 23,7 mkgf de torque, 2.5 litros de 198 cv e 25,8 mkgf e 3.6 V6 de 307 cv e 36,4 mkgf. A transmissão é sempre automática de seis marchas e a tração, dianteira. Sua plataforma é a Epsilon II, desenvolvida pela Opel. O carro será produzido nas fábricas de Detroit-Hamtramck, Michigan e Oshawa.