Para abrir espaço para o renovado portfólio nacional da Chevrolet, o Prisma já tem data marcada para sair de linha. De acordo com uma publicação do site Autos Segredos, o sedã pequeno da marca norte-americana deixará de ser vendido em setembro deste ano. O Celta, porém, continuará em linha, e em breve receberá airbag duplo como opcional para se adequar as novas normas de segurança.
O sedã derivado do projeto Onix, previsto para ser lançado no início do ano que vem, irá ocupar a lacuna deixada pelo Chevrolet Prisma. Uma alternativa barata ao novo modelo continuará sendo o velho Classic, que apesar de toda defasagem continua com um significativo volume de vendas mensal. O novo Onix Sedan será vendido na mesma faixa de preço do antigo Corsa Sedan.
Creio que o que mais pesa na saída do Prisma, de forma tão precoce – 6 anos de mercado apenas – é o fato dea GM querer dar um ar de superioridade a um sedan do Celta e não dar prioridade a ele. Vejamos, nesses 6 anos de mercado o Prisma recebeu uma modificação mínima – a grade e volante. A GM nunca se importou dos comentarios de péssimo acabamento, preço elevado, espaço minusculo, péssima posição de dirigir e versões peladas. Poderia ter diminuido os preços ne? Nesse mesmo tempo, o Classic "foi mexido" em 2008 e 2010 (e isso o povo adora) e ainda teve preços diminuidos, facilidade de financiamento (parcela decrescente).
As vendas do Classic, assim como em 2002, quando o Novo Corsa chegou, se mantiveram,pois o custo beneficio ainda ficou com ele. Neste segmento de carros, qualquer desconto, por minimo que seja, é bem visto pelo cliente. A propria fama de boa revenda ajuda um popular a ser vendido. E isso o Classic tem de sobra. O Prisma é novato e caro, sem fama e referências, não tem uma história . O Classic tem a fama dos bons e confiáveis Corsinhas, com preço lá em baixo, só tinha e tende a continuar em linha por muito tempo. O Prisma 1.0, com mesmo motor do Classic, menos espaço, mais pesado, acabamento ruim, cheio de plastico era mais caro (R$ 2000 de diferença). Só tinha que vender mal mesmo. E a versão 1.4 só se mantém até hoje graças ao bom desempenho do motor e porque tem pessoas que não querem motor 1.0, não tinham dinheiro pra comprar o Corsa sedan/ hoje o Cobalt e não abrem mão de um Chevrolet (conheço vários)
COncluindo, verifico que o Prisma foi na verdade vítima e vilão. Vítima do péssimo marketing e interesse da GM em "destruir o Classic", deixando o "mais novo" como opção mais cara, sem merecer (ele não vale mais que R$ 30mil). Vilão justamente pelo fato de possuir defeitos tão sérios (acabamento, espaço, confinamento, péssima posição de dirigir, preços altos) e inconsequentes que o fizeram ser mero figurante – à sombra do Classic – onde, daqui há 10 anos, ninguem vai lembrar dele… Lembro ainda que o Prisma será, assim como Logus e/ ou Pointer (não lembro), um dos carros nacionais e principalmente da GM, que menos tempo se mantiveram em produção. Foram somente 6 anos e nenhum sucesso.