Assim como o hatch Onix, o sedã Chevrolet Prisma também recebeu mudanças para a linha 2017. O novo modelo estreia com um novo visual, aprimoramentos no acabamento interno, novos equipamentos de série e melhorias no conjunto mecânico. A novidade está disponível com duas opções de motorização e duas de câmbio, em duas versões de acabamento, com preço inicial de R$ 53.690.
Do lado de fora, o Prisma 2017 recebeu a nova identidade visual da Chevrolet, com direito a um novo capô com vincos marcantes, faróis com alterações no formato e no layout interno e com filetes de LED, grade mais alongada, para-choques com novo formato, lanternas traseiras redesenhadas e tampa do porta-malas com novos vincos e o logotipo “Eco”, que identifica os novos sistemas para melhor eficiência energética. Há ainda novas calotas e rodas de liga-leve de 15 polegadas, estas últimas com cinco raios e superfície usinada com fundo cinza metálico.
No interior, há novos painéis de porta com puxador mais ergonômico e comando dos vidros elétricos reposicionados, detalhes de acabamento diferenciados, painel de instrumentos com novo grafismo, bancos com opção de revestimento que mescla couro e tecido, sistema multimídia MyLink de segunda geração com Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros.
Todas as versões do Chevrolet Prisma 2017 saem de fábrica com o OnStar, que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. A lista inclui ainda direção elétrica, que deixa o volante mais preciso e leve em manobras e não rouba potência do motor, como acontece no sistema hidráulico.
Quanto aos motores, o carro continua com o tradicional propulsor 1.4 litro SPE/E ECO, com conjunto de pistões e bielas e anéis redesenhados, novo tipo de óleo lubrificante (0W20), módulo eletrônico mais rápido e potente em 40%, novos sistemas de gerenciamento de cargas elétricas e de arrefecimento, entre outros. Este propulsor rende 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, a 6.000 rpm, 13,9 kgfm e 13 kgfm, a 4.800 rpm.
Além disso, o sedã adotou uma nova transmissão manual de seis velocidades, sendo que a marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades – há também a opção do câmbio automático de seis marchas.
O Prisma recebeu ainda mudanças para menor peso e maior rigidez estrutural. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Na média, o carro ficou 33 kg mais leve. Houve ainda a inclusão de freios mais eficientes e de baixo arrasto e pneus verdes.
Com essas mudanças, o novo Prisma teve redução de 22% no consumo de combustível, com nota máxima de eficiência energética do Inmetro e selo verde do Conpet. O modelo registrou consumo de 12,8 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina e 8,8 km/l e 10,7 km/l, respectivamente, com etanol.
Houve ainda recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e está 10 mm mais baixa.
Confira os preços do novo Prisma:
Prisma LT 1.4 MT6 – R$ 53.690
Prisma LT 1.4 AT6 – R$ 58.990
Prisma LTZ 1.4 MT6 – R$ 58.690
Prisma LTZ 1.4 AT6 – R$ 64.690
O carro está disponível nas cores Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite e as inéditas Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.