Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. O Chevrolet Onix, que se posiciona como o carro mais vendido do Brasil, acaba de ser reavaliado pelo Latin NCAP; órgão responsável por testar os automóveis oferecidos na América Latina e no Caribe. Desta vez, o modelo foi submetido ao teste de impacto lateral e recebeu zero estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante criança.
Conforme informou a instituição, o Chevrolet Onix 2017 mostrou um desempenho pobre; já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto; causando uma alta invasão na estrutura. O modelo não é equipado com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral – apenas as barras nas portas estão disponíveis.
No caso da proteção para o passageiro criança, o Onix conseguiu um desempenho aceitável. Porém, o carro não dispõe de encosto de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do meio do banco traseiro; tampouco Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis. Além disso, a porta traseira direita se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos.
Os rivais Fiat Palio e Peugeot 208 também foram submetidos ao teste de impacto lateral. Entre os três, o Chevrolet Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão.
O Palio tem o melhor desempenho estrutural em colisão; seguido do Peugeot 208, que não conta com barras laterais nas portas. Já o Chevrolet Onix teve desempenho estrutural aquém do esperado; sendo que nem mesmo a inclusão de airbags laterais resolveria a situação.
“O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214) aplicadas na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos? Isso mostra claramente o motivo pelo qual é solicitado, de forma urgente; parar com este inaceitável duplo padrão”; comentou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
Além do Onix, outro carro testado foi o Kia Rio Sedan, fabricado na Coreia. O modelo também teve zero estrela para a proteção do passageiro adulto e uma estrela para a proteção do ocupante infantil. Porém, o modelo coreano proporciona uma estrutura estável na colisão frontal e um bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral.
“É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas; que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros”; disse Furas.
“Esses resultados tão pouco convincentes deveriam servir de lição aos governos da região e estabelecer que os níveis mínimos de segurança não podem estar mais nas mãos dos fabricantes. Este é o motivo pelo qual o Latin NCAP solicita a todos os governos da América Latina a adotar, de forma urgente, os certificados dos padrões da ONU para os testes de impacto frontal e lateral. É hora de tomar medidas para eliminar o flagelo das armadilhas mortais que representam os carros zero estrela que os fabricantes continuam a vender dispostos a oferecer veículos por baixo dos níveis de segurança aceitos; que não poderiam vender na Europa ou na América do Norte. Esse tipo de duplo padrão é inaceitável e deve parar”, completou.
Um dos grandes problemas fica por conta da ausência de airbags e freios ABS na versão de entrada. Contudo, a Kia Motors se comprometeu a equipar o Picanto e o Rio com pelo menos o airbag do motorista em todas as versões da América Latina. Posteriormente, a marca vai ceder um novo exemplar do sedã para que ele seja testado novamente pelo Latin NCAP.