Seguindo a mesma estratégia usada pela Fiat na família Palio, a Chevrolet apresentou a linha 2017 dos modelos Onix e Prisma com direito ainda a versão Joy. A nova configuração chega para se posicionar como a opção mais em conta da gama, com direito ao mesmo visual dos modelos anteriores, além de acabamento interno mais espartano e lista de equipamentos sem tanto recheio.
Do lado de fora, os novos Onix e Prisma Joy seguem a linha da versão antiga, sendo que as diferenças ficam por conta apenas do nome da versão estampado na tampa do porta-malas. Já no interior, há plásticos em tons mais claros. A curiosidade é que o apenas o Chevrolet Onix Joy aderiu ao novo painel de porta dos modelos reestilizados, sendo que o Chevrolet Prisma Joy mantém o painel com o puxador pouco ergonômico.
Entre os equipamentos de série, há airbags frontais, freios com ABS com EBD, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, painel de instrumentos com velocímetro digital, alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis escurecidos com as funções “siga-me” e “leve-me”, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador traseiro, espelho no para-sol direito, sistema antifurto, aviso sonoro de não afivelamento do cinto de segurança, luz de leitura e rodas aro 14 com calotas.
A lista inclui ainda o sistema OnStar, que neste caso oferece serviços de diagnóstico e de segurança e o App/Web.
Os compactos podem ser equipados ainda com controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia, (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto.
Já na mecânica, a versão Joy de ambos os modelos da Chevrolet também traz o sistema ECO, que inclui melhorias no motor, transmissão, suspensão, freios e o uso de novos materiais para redução de peso.
O motor do carro é o 1.0 SPE/4 ECO, que traz pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves, tipo de óleo alterado para otimizar o processo de lubrificação, módulo eletrônico 40% mais rápido e potente, novos sistemas de arrefecimento e gerenciamento de cargas elétricas, entre outros. Este bloco rende 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.400 rpm, e 9,5 kgfm e 9,8 kgfm de torque, respectivamente, a 5.200 rpm.
Há também uma nova transmissão manual de seis marchas, carroceria reforçada com materiais mais leves e resistentes, freios mais eficientes energeticamente e adoção de pneus “verdes” (de baixa resistência a rolagem).
Com essas melhorias, o Onix Joy entrega consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina e 9,1 km/l e 10,8 km/l, respectivamente, com etanol. Já no Prisma Joy, são 12,9 km/l e 15,6 km/l com gasolina e 9 km/l e 11,1 km/ com etanol. O desempenho também melhorou: agora a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 13,4 s e 13,3 s e a máxima é de 167 km/h e 172 km/h.
O Chevrolet Onix Joy já está disponível por R$ 38.990 nas cores Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, além da Vermelho Chilli como uma versão limitada a 500 unidades. Já o Prisma Joy tem preço de R$ 42.990 e conta com as opções de cores Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, além da Cinza Satin Steel, limitada a 500 exemplares.