A Chevrolet está lançando a linha 2024 da Montana e a grande novidade é a estreia da versão RS, que chega com um valor de R$ 151.890, oferecendo itens exclusivos que conferem um estilo mais esportivo ao veículo e tornam o interior ainda mais marcante. Essa é a estreia global do modelo, que estará disponível nas concessionárias a partir de agosto, trazendo um pacote completo de tecnologia, segurança, conforto e conectividade, sendo posicionada como a configuração topo de linha. Com essa adição, a Montana passa a oferecer cinco níveis de acabamento: MT, LT, LTZ, Premier e RS, todos equipados com motor turbo que alia desempenho e eficiência energética.
A versão RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet em todo o mundo, e a Montana nessa configuração se destaca pelos seguintes conteúdos estéticos:
- Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante
- Logomarca Chevrolet na cor preta
- Emblema RS também na tampa traseira
- Rack de teto e Santo Antônio integrados
- Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada
- Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante
- Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha
- Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante
Entre os principais equipamentos de série da Montana RS, destacam-se os faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, o sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular. Além disso, o veículo possui Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, além de alerta de ponto cego.
A lista de itens de série inclui ainda o painel multimídia integrado MyLink com tela de 8 polegadas, função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo e carregador por indução, chave inteligente, computador de bordo com informações que incluem indicador de vida útil do óleo e monitoramento de pressão dos pneus, além da caçamba Multi-Flex, que possui a tampa traseira com o recurso de alívio de peso na subida e descida.
A Montana RS possui elementos que valorizam a força e a esportividade da picape. A frente é marcada pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet. A grade estilo colmeia em preto brilhante é exclusiva dessa versão e harmoniza com a barra em cromo escurecido e a gravata estilo “Black Bowtie”, característica das versões especiais da marca.
A lateral da picape traz aquela silhueta típica de utilitários, mas conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, o que a faz parecer ainda mais alta. As rodas de alumínio de aro 17 com face usinada e o rack de teto integrado com o santo antônio também são únicos. Outro diferencial da Montana RS são as capas dos espelhos retrovisores externos na cor preta.
A traseira é marcada por formas que remetem à robustez, mantendo o requinte e a funcionalidade. Um dos principais destaques é a barra com acabamento em preto brilhante, que conecta as lanternas e forma um elemento único. A logomarca RS na tampa da caçamba, com um aerofólio integrado no topo, também chama a atenção. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso para um manuseio mais fácil. O para-choque foi projetado para facilitar o acesso à caçamba.
A posição de dirigir mais elevada, o ambiente tecnológico da cabine e os acabamentos com materiais premium remetem aos SUVs. Essa sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado. Na versão RS, os revestimentos dos bancos, do volante de base reta e dos painéis são pretos foscos com costura pespontada vermelha, criando um contraste interessante com os insertes da direção, dos dutos de ventilação e do console central em preto brilhante.
Assim como as demais versões da Montana, a versão RS é igualmente surpreendente na pista, com a melhor relação entre aceleração e consumo de combustível da categoria. A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, números excelentes para um carro de 1.310 kg.
O propulsor traz uma calibração alinhada com a proposta multiuso do veículo. Essa mesma afinação segue para os demais sistemas mecânicos, como a transmissão automática, a direção com assistência elétrica progressiva e a suspensão traseira, que possui um sistema de duplo batente de rigidez variável para manter a picape sempre estável e confortável, independentemente se estiver transitando com carga mínima ou máxima. O comportamento da Montana RS em curvas também surpreende, com resposta precisa da direção, baixa rolagem e inclinação da carroceria, o que facilita o controle e traz maior sensação de confiança ao volante.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A Montana RS acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre, com gasolina, 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Com etanol, os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.