Agora que a porteira está aberta, segura a manada… O Captiva ainda nem chegou oficialmente e a General Motors já pensa em um 2º importado da América do Norte. Neste caso, um sedã feito nos Estados Unidos, o Malibu.
A notícia faz sentido com a inauguração do novo centro logístico da GM no Porto de Suape, PE, nesta segunda-feira, dia 12. A instalação servirá como porto de desembarque de modelos importados, incluindo os que vêm da Argentina (Tracker) e México, caso do Captiva.
Mas o centro de distribuição não ficará restrito a isso. Comenta-se que o Malibu virá para concorrer com sedãs médio-grandes como o Accord, da Honda, o Azera, da Hyundai e o novo C5, da Citroën. Embora seja feito nos Estados Unidos, o Malibu pode se beneficiar da queda do dólar, o que barateou seu custo para nós.
Se a notícia for verdadeira, será um banho de renovação na marca aqui no Brasil. O Malibu poderá criar uma alternativa entre o Vectra Elite e o Omega, que hoje estão separados por quase R$ 70 000. O novo sedã poderia custar em torno de R$ 110 000 com o motor 2.4 Ecotec, capaz de gerar 169 hp e cerca de 16 kgfm de torque, afinal é um DOHC com cabeçote de alumínio e comando variável, sem falar na economia de combustível em relação aos motores nacionais da GM.
Há um câmbio de 4 marchas automático, mas também um de 6 marchas. A suspensão traseira é do tipo multilink, mais moderna e confortável. O entreeixos é muito bom: 2,852 m (o Vectra tem 2,70 m e é generoso), a largura é boa (1,785 m) e o comprimento, praticamente o mesmo do Fusion (4,872 m). O porta-malas é que deixa a desejar, são apenas 427 litros, menos que o próprio Vectra, mas quem gosta desse tipo de carro não deve querer andar com muitas pessoas.
Ah, sim, a garantia é de padrão coreano: cinco anos ou 100 000 milhas.