Agora que a porteira está aberta, segura a manada… O Captiva ainda nem chegou oficialmente e a General Motors já pensa em um 2º importado da América do Norte. Neste caso, um sedã feito nos Estados Unidos, o Malibu.
A notícia faz sentido com a inauguração do novo centro logístico da GM no Porto de Suape, PE, nesta segunda-feira, dia 12. A instalação servirá como porto de desembarque de modelos importados, incluindo os que vêm da Argentina (Tracker) e México, caso do Captiva.
Mas o centro de distribuição não ficará restrito a isso. Comenta-se que o Malibu virá para concorrer com sedãs médio-grandes como o Accord, da Honda, o Azera, da Hyundai e o novo C5, da Citroën. Embora seja feito nos Estados Unidos, o Malibu pode se beneficiar da queda do dólar, o que barateou seu custo para nós.
Se a notícia for verdadeira, será um banho de renovação na marca aqui no Brasil. O Malibu poderá criar uma alternativa entre o Vectra Elite e o Omega, que hoje estão separados por quase R$ 70 000. O novo sedã poderia custar em torno de R$ 110 000 com o motor 2.4 Ecotec, capaz de gerar 169 hp e cerca de 16 kgfm de torque, afinal é um DOHC com cabeçote de alumínio e comando variável, sem falar na economia de combustível em relação aos motores nacionais da GM.
Há um câmbio de 4 marchas automático, mas também um de 6 marchas. A suspensão traseira é do tipo multilink, mais moderna e confortável. O entreeixos é muito bom: 2,852 m (o Vectra tem 2,70 m e é generoso), a largura é boa (1,785 m) e o comprimento, praticamente o mesmo do Fusion (4,872 m). O porta-malas é que deixa a desejar, são apenas 427 litros, menos que o próprio Vectra, mas quem gosta desse tipo de carro não deve querer andar com muitas pessoas.
Ah, sim, a garantia é de padrão coreano: cinco anos ou 100 000 milhas.
Será sem sombra de dúvida um ótimo concorrente para Accord, C5, Jetta e até mesmo Passat. Agora, já para bater o sucesso do Hyundai Azera será um pouco mais difícil.
CONCORDO COM O ANDRE O MALIBU VAI SER CONCORRENTE DO ACCORD QUE AGORA É VENDIDO POR 90 MIL..
MESMO POR 110 MIL É UM CARRO CARO E QUE VAI PERDER FEIO PARA O CAMRY DA TOYOTA QUE É O CAMPEÃO NOS ESTADOS UNIDOS NOS ULTIMOS 6 ANOS
ALIAS ACCORD E MALIBU SÃO FREGUESES DE CAREIRINHA DO CMARY DA TOYOTA O VERDADEIRO CAMPEÃO..
QUANTO AO JETTA MEU CARO ANDRE ESTE NÃO GANHA NEM DO COROLLA SEG QUE É MUITO MAIS CARRO
A GM VAI CONTINUAR PERDENDO PARA A TOYOTA QUE É A MAIOR MONTADORA DO MUNDO
SÃO FREGUESES DE CARTEIRINHA DO CAMRY DA TOYOTA O VERDADEIRO CAMPEÃO
Vai ser difícil mesmo bater o Azera, a relação custo/benefício é muito boa no Coreano, em especial para frotistas e executivos que não precisam se preocupar com a venda do carro no futuro.
O lado bom dessa nova onda, é que, quem sabe em um futuro próximo teremos mais opções de verdadeiros sedans. Não apenas sedan derivado de carro médio, querendo botar banca…
Vamo agora observar o milagre do Lucro. Quando a GM pega um carro que custa US$ 20.295 a 27.795 e vende por R$ 110.000,00!!!!
Quanto vai custar essa brincadeira?!
Aliás, porque eles não trazem logo o Vectra europeu para o mercado brasileiro e não páram de tomar chinelada do Civic e agora do Boring Corolla?
e o Chevrolet HHR, não vem mais? desistiram? pena, eu adoraria ter um.
Concordo com o Gustavo.
O lucro das montadoras aqui no Brasil é incrivel mesmo. É só comparar os veículos vendidos aqui com os importados, ou mesmo comparar os preços aqui, nos sites nacionais das montadoras com os sites estrangeiros das mesmas marcas.
Exemplo disso é o Fusion, (apenas a título de exemplo, pois com outros carros é a mesma coisa) que nos EUA é vendido por cerca de U$20.000,00 ( uns quarenta mil reais) e aqui sai por cerca de R$86.000,00 (em dólar uns U$40.000,00). Lembrando que os carros que vêm do México não pagam IPI (imposto de importação), ou seja, que matemática é essa que é só desembarcar do navio e o produto duplica de valor. E não me digam que o transporte é tão caro assim ao ponto de causar um aumento de 100% no produto final ao consumidor, pois se assim o fosse, nem compensaria trazer a mercadoria.
O que acontece é uma falta de respeito com o consumidor e uma total alienação por parte dos brasileiros do que está acontecendo. Nós, infelizmente, pensamos que se a prestação cabe no nosso orçamento o produto é um bom negócio, mas esquecemos de calcular toda a conta e comparar com o que acontece com outros mercados. O brasileiro ainda é um consumidor muito fácil de ser ludibriado.
Não vejo sentido em trazer o Malibu 2.4 por 110 mil. No que ele é tão melhor do que o Fusion que justifique uma diferença de 30 mil ? ou de 15 mil sobre o Accord ( que já é caro ) . Se for um 6 cilindros, aí pode até ser mais competitivo.
Quanto ao lucro, temos que considerar o posicionamento de preços. Já imaginou um Fusion aqui por 50 mil ? Quem compraria Focus, EcoSport…até Fiesta sedâ 1.6 ia dançar na história. Depois de investir um caminhão de dinheiro na fábrica de Camaçari, a Ford jogaria tudo pela janela para importar o Fusion com preço baixo ?
A única forma de termos carros bons com preço justo é baixar os impostos de fabricação, para que um Mille não passe de 15 mil, aí os preços se adequariam a qualidade dos carros e poderíamos ter um Fusion a 60 mil, mas todos sabem quando isso vai acontecer….NUNCA !! Se acontecesse eu me mudaria de SP no dia seguinte pois chegariamos a 10 milhões de carros em circulação em 1 ano.
Resta saber se a Chevrolet não fará com o Malibu o mesmo que faz com o Omega CD, que é vendido apenas em 7 ou 8 concessionárias e em apenas 3 ou 4 Estados, ou seja, o resto do Brasil fica de fora do lançamento.
Quanto ao Jetta, basta ler as publicações especializadas no segmento para comprovar que ele é referência no segmento em termos de dirigibilidade e conforto de rodagem, já que sua suspensão, embora seja esportiva, não é duro e desconfortável. Pena que custe muito caro.
Luciano PIres, como o sr é desinformado, IPI é imposto de Produto industrializado e os impostos que se pagam sao os impostos de importação, e todos os impostos que se pagariam se ele fosse um carro nacional.
O s preços nao elevados para ser um tipo de barreira alfandegaria para nao competir com o produto interno e desestimular a industria nacional.
Com ou sem impostos, trazer um carro do porte do Malibu para colocar-lhe um motor 2.4 e vender-lhe a R$ 110 mil é coisa absurda! Muito caro.
Ha, a foto do Malibu aí em cima me lembrou o Linea, da Fiat.
de lado, o Linea se assemelha bastante ao Malibu. mas a frente do Chevrolet é mais feia que bater na mãe…
eu já vi esse malibu nos estados unidos! é muitooo loko esse carro, lindo demais… tomara que venha pro brasil mesmo, mais obviamente poucos teram dinheiro pra comprar-lo. Esses preços de carros importados é muito injusto. Pra tirar um malibu zero lá não fica mais que 25 mil doláres, coisa que aqui, seria no minimo umas 3 vezes esse preço!
PS: 25 mil ele vem completo, não tem nada desse negócio de airbag, som de fábrica, e vidros elétricos como opicionais. Aqui no nosso pais infelizmente, um carro zero não la grande coisa sai por uns 40 mil reais e vem SEM NADA.
MARCOS ROMERO disse:
Terça, 13 de Maio de 2008 às 1:06 pm
SÃO FREGUESES DE CARTEIRINHA DO CAMRY DA TOYOTA O VERDADEIRO CAMPEÃO
isso é um blog de carros ou de times de futebol ???