Segundo nos foi informado por uma fonte, a Chevrolet deverá cobrar R$ 89 400 pelo Malibu, sedã de porte grande que ela começará a vender no Brasil na 2ª quinzena de junho. Se o valor estiver correto, significa uma diferença de cerca de R$ 10 mil para seu principal rival, o Ford Fusion com motor 2.5 litros.
A montadora apresentará o modelo no começo da semana que vem a uma pequena parcela da imprensa especializada em Malibu, na California, local que inspirou seu nome. O Malibu, no entanto, é feito bem longe dali, nos estados de Kansas e Michigan.
Ainda é cedo para dizer que o carro é caro afinal, além do preço não ter sido confirmado, o pacote de equipamentos também é um mistério. A GM só adiantou que ele será vendido na versão LTZ que possui o motor Ecotec 2.4 idêntico ao do Captiva e que o câmbio é automático de seis velocidades, nesse caso o mesmo do Captiva V6.
Mesmo assim, decidimos compará-lo ao Fusion 2.5 e antecipar alguns detalhes. Por exemplo, em potência e torque os dois motores são muito parecidos apesar do maior volume do Ford: 173 cv contra 171 cv e 22,9 kgfm contra 22,2 kgfm. O consumo, por sua vez, é equivalente considerando os números da GM americana que não divulga dados de desempenho.
Mas, provavelmente, deverá ser pior porque o peso do Malibu é cerca de 130 kg maior e sua relação de marchas, mais longa, priorizando o conforto. Além disso, a GM oferecerá rodas aro 18 com pneus 225/50 enquanto a Ford equipa seu carro com rodas aro 17 e pneus com a mesma proporção. Por falar em medidas, os dois sedãs têm comprimento parecido, mas o Fusion é mais largo enquanto o Chevrolet tem um entre-eixos muito mais generoso (2,85 m contra 2,73 m). Em compensação, seu porta-malas, de 427 litros, perde para os 530 litros do Ford.
Graças ao tanque maior (66 litros contra 62 litros) a autonomia do Fusion é, na teoria, maior: 607 km na melhor das hipóteses, 25 km a mais que o rival.
Nos Estados Unidos, o Malibu LTZ vem muito bem equipado com vários airbags, ar digital, couro, sistema de som premium e direção elétrica, entre outros, mas a concorrência não é fácil nesse segmento. Ainda assim, é melhor ter algo a oferecer com mais requinte, espaço, tecnologia e status que um Vectra Elite.