Mais que números absolutos de vendas, o que mais importa para as marcas que atuam no Brasil é a participação no bolo. Ou seja, não adianta crescer apenas, é preciso aumentar suas vendas acima da média do mercado, que foi de 3,36% em 2011. No iG Carros, mostramos hoje que as chinesas foram as que mais subiram, claro, enquanto a Honda foi a que mais despencou em relação a 2010. Mas aqui no Blogauto mostramos outro número, o que revela quem mais ganhou e perdeu espaço no “bolo de vendas”.
Segundo nosso levantamento, com números da Anfavea e Abeiva, e contando apenas com as marcas que venderam acima de 5 mil unidades, foi a Chevrolet a maior perdedora do ano passado. Sua participação caiu de 18,7% para 17,4%, queda de 1,3%. É como se a montadora americana tivesse perdido quase uma “Mitsubishi” – que teve 1,53% de participação nesse período. A Honda, apesar da queda brutal, viu seu naco do mercado cair de 3,6% para 2,56% e foi a segunda pior nesse sentido, seguida pela Ford, que viu 0,92% do seu mercado ir embora.
Na outra ponta da lista está a Nissan. Graças aos anúncios polêmicos e à chegada dos modelos March e Versa, mais baratos, a marca japonesa deu um salto de 0,83% em 2011. É quase o que a sua irmã Renault conseguiu – 0,79%. A JAC, estreante no ano passado, abocanhou 0,65% do mercado, nada mal para quem só tem três modelos na linha e era desconhecida do público brasileiro há um ano.
Na verdade, não há muita novidade nesse fenômeno. Mesmo que as marcas tradicionais cresçam elas tendem a perder participar já que dominam o mercado – elas terminaram 2011 com dois terços das vendas gerais contra 69% em 2010. Não é de admirar que Cledorvino Belini e seus amigos da Anfavea tenham pressionado tanto o governo para impedir as vendas das marcas mais novas.
Marca | 2011 | 2010 | part. 2011 | part. 2010 | Variação | |
1
|
Nissan | 67.268 | 35.874 | 1,85% | 1,02% | 0,83% |
2
|
Renault | 194.294 | 160.299 | 5,35% | 4,56% | 0,79% |
3
|
JAC | 23.725 | 2 | 0,65% | 0,00% | 0,65% |
4
|
Kia | 77.194 | 54.471 | 2,12% | 1,55% | 0,58% |
5
|
Chery | 21.669 | 7.008 | 0,60% | 0,20% | 0,40% |
6
|
Mitsubishi | 55.533 | 44.608 | 1,53% | 1,27% | 0,26% |
7
|
Hyundai | 114.927 | 106.012 | 3,16% | 3,02% | 0,15% |
8
|
Effa | 9.155 | 4.379 | 0,25% | 0,12% | 0,13% |
9
|
Hafei | 8.273 | 4.208 | 0,23% | 0,12% | 0,11% |
10
|
BMW | 11.921 | 8.455 | 0,33% | 0,24% | 0,09% |
11
|
Citroën | 90.043 | 84.057 | 2,48% | 2,39% | 0,09% |
12
|
Volvo | 5.206 | 2.178 | 0,14% | 0,06% | 0,08% |
13
|
Land Rover | 8.181 | 5.208 | 0,23% | 0,15% | 0,08% |
14
|
Suzuki | 7.382 | 4.569 | 0,20% | 0,13% | 0,07% |
15
|
Audi | 5.461 | 3.266 | 0,15% | 0,09% | 0,06% |
16
|
Mercedes-Benz | 15.467 | 13.036 | 0,43% | 0,37% | 0,05% |
17
|
Toyota | 99.225 | 99.576 | 2,73% | 2,83% | -0,10% |
18
|
Peugeot | 85.819 | 90.326 | 2,36% | 2,57% | -0,21% |
19
|
VW | 698.402 | 697.355 | 19,22% | 19,84% | -0,62% |
20
|
Fiat | 754.095 | 760.487 | 20,76% | 21,64% | -0,88% |
21
|
Ford | 314.028 | 336.297 | 8,64% | 9,57% | -0,92% |
22
|
Honda | 92.901 | 126.439 | 2,56% | 3,60% | -1,04% |
23
|
Chevrolet | 632.255 | 657.707 | 17,40% | 18,71% | -1,31% |