Assim como praticamente todas as outras principais marcas que atuam no mercado brasileiro, a Chevrolet está apostando no segmento de utilitários-esportivos. Após a renovação do SUV médio Trailblazer e do crossover compacto Tracker, a marca prepara o lançamento de um novo modelo. Trata-se do Chevrolet Equinox, segundo carro mais vendido da marca nos Estados Unidos, que chega por aqui no segundo semestre de 2017 para ocupar o lugar do já cansado Captiva.
O Chevrolet Equinox, que já está em sua terceira geração, nada tem a ver com o atual Captiva. O carro é construído a partir da mesma plataforma da nova geração do Cruze e é equipado com um motor 1.5 litro turbo a gasolina; que desenvolve 172 cavalos de potência e 28 kgfm de torque; além de um 2.0 litros turbo a gasolina de 255 cv e 32,6 kgfm e 1.6 turbodiesel de 138 cv e 36 kgfm, sempre com câmbio automático de nove velocidades e tração dianteira ou nas quatro rodas.
A nova aposta da Chevrolet para a categoria de crossovers médios se difere ainda pela lista de equipamentos mais recheada. Há itens como bancos dianteiros com aquecimento e ventilação; ar-condicionado de duas zonas; sistema MyLink com tela sensível ao toque de oito polegadas, Apple CarPlay e Android Auto; sistema OnStar; teto solar panorâmico; alerta de tráfego traseiro; alerta de colisão; faróis IntelliBeam; controles de estabilidade e tração; seis airbags; aviso de saída de faixa; sensores de estacionamento; monitoramento da pressão dos pneus; sistema keyless, entre outros.
Pelo menos por enquanto, ainda não se sabe por quanto a Chevrolet irá vender o novo Equinox no mercado brasileiro. Todavia, tendo como base seus concorrentes (leia-se Jeep Compass e Hyundai New Tucson), é de se esperar que o modelo seja oferecido por algo em torno de R$ 130 mil. O carro deverá ser importado do México, assim como o Tracker e o atual Captiva (que irá abrir espaço na cota de importação após ser descontinuado).