A Chevrolet apresenta em detalhes as novidades do Novo Equinox. O SUV premium da marca evolui principalmente em design e conectividade. Além do visual atualizado e do conteúdo tecnológico ainda mais amplo, o produto ganha também a inédita versão de acabamento RS. Os preços só em Junho.
Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram completamente atualizados seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, combinando linhas mais fluidas. Na cabine, mudanças nos revestimentos de bancos e console agregam refinamento. Já o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, novos recursos.
Conectividade, aliás, sempre foi uma das fortalezas do Equinox, que agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.
Para a versão de luxo Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar.
O Novo Equinox começa a chegar na rede de concessionárias Chevrolet do país a partir de meados de junho em duas configurações: Premier com tração integral AWD e a inédita RS. Ambas são muito bem equipadas e oferecem uma ampla lista de itens comodidade e de segurança, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.
Se o Novo Equinox Premier chama a atenção pela sofisticação dos frisos cromados, das novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, do teto solar elétrico panorâmico e dos faróis tipo projetor em LED; a versão RS encanta pelo acabamento mais esportivo. Nela, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. Há também itens exclusivos, entre eles a grade frontal e outros elementos dos para-choques.
A mesma diferenciação entre as duas versões é vista no habitáculo. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis, por exemplo, são próprias da RS. Já o modelo topo de linha aposta em um conjunto refinado único no segmento: sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz agora indicador luminoso.
Comum a toda gama Equinox é o mais avançado pacote de conectividade do mercado. O SUV da Chevrolet oferece o sistema OnStar para serviços de emergência e segurança, a nova geração do aplicativo myChevrolet App para comandar funções do carro à distância, o recurso OTA (over the air) para atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o multimídia MyLink com quatro novos recursos: projeção do Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de cabo, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa.
O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.
No caso dos veículos Chevrolet, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso a serviços conectados na tela do painel, como o Weather Channel, Spotify e Alexa.
A principal vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone, por exemplo, para acessar músicas e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já preexistente, trazendo todas configurações e históricos.
Mais uma novidade que estreia com o SUV da Chevrolet é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home. Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home e muito mais, apenas com a voz – tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante e os olhos sempre na estrada.
O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
O mercado tem diferentes opções de SUV, cada qual com características bem peculiares. O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.
Outro aspecto muito marcante do produto é sua excepcional dirigibilidade. O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. O SUV premium da Chevrolet se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos.
Além de surpreender pela agilidade no trânsito, o Equinox RS também chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.
Auxilia também o caráter aerodinâmico que maximiza o desempenho do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.
O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.
O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.
O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.