A concorrência está se renovando e, para não ficar para trás, a Chevrolet tratou logo de lançar o novo Cruze no mercado brasileiro. A segunda geração do sedã médio foi anunciada recentemente e estará disponível nas concessionárias nas versões LT, LTZ e LTZ 2, com preço inicial de R$ 89.990, podendo alcançar os R$ 107.450 na configuração topo de linha. Ou seja, o modelo agora se posiciona em um novo patamar, que já é ocupado pelo Toyota Corolla e terá em breve como representante a próxima geração do Honda Civic, previsto para o começo do segundo semestre.
O novo Chevrolet Cruze nada tem a ver com a geração antiga. Logo no visual, o modelo revela linhas mais agressivas e modernas, com destaque para os faróis estreitos, ligados a nova grade com um filete cromado e a gravatinha dourada da marca na parte central, além das laterais com vincos marcantes e linha de cintura elevada e a traseira com um caimento suave do teto até a tampa do porta-malas, dando ao carro ares de cupê – segundo a marca, o modelo é um “cupê de quatro portas”.
No interior, o Cruze 2017 está mais envolvente graças ao novo painel e traz uma série de melhoras no acabamento, com direito a materiais com melhor aspecto no painel e portas, detalhes em cromado e iluminação em LED em diversos comandos. A versão LT traz a cabine na cor preta, enquanto o LTZ traz acabamento em cinza.
Em relação a geração anterior, o novo carro está 62 milímetros mais comprido (4.665 mm) e 9 mm mais alto (1.484 mm), enquanto a distância entre-eixos sofreu aumento de 15 mm (2.700 mm). Além disso, o carro traz uma nova arquitetura, 25% mais rígida e 21% mais leve, o que se traduz em uma redução de peso de quase 100 quilos.
Uma das principais novidades do novo Chevrolet é o motor. Sob o capô, o sedã esconde um inédito propulsor 1.4 litro Ecotec Turbo Flex, que consegue gerar 150 cavalos de potência com gasolina, a 5.200 rpm, e 153 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 24,5 kgfm, a 2.000 rpm, e 24 kgfm, a 2.100 rpm, respectivamente, sendo que 90% do torque estão disponíveis de 1.500 a 5.000 giros.
O novo motor é dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado, bloco e cárter de alumínio, comando variável de válvulas e sistema start/stop, que desliga o carro em paradas curtas, como em semáforos.
Junto a este bloco está o câmbio automático GF6 de terceira geração, com seis velocidades, que de acordo com a GM é mais suave e rápida nas trocas de marcha e consegue adaptar-se ao modo de condução do motorista, além de oferecer o sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca.
Com este conjunto, o Cruze 2017 recebeu nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, com consumo de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina e 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, com etanol. Em média, o novo sedã está até 30% mais econômico que o anterior.
Entre os equipamentos, o Cruze LT oferece airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, câmera de ré direção elétrica, luzes diurnas de LED, controle de cruzeiro, trio elétrico, ar-condicionado digital, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, bancos com revestimento premium, sistema OnStar, Isofix, sistema multimídia MyLink com Apple CarPlay e Android Auto e sistema de áudio de alta definição.
O LTZ agrega airbags de cortina, faróis com projetor, sensor de estacionamento dianteiro, rodas com acabamento escurecido, sensor de chuva e crepuscular, farol alto adaptativo, faróis com ajuste de altura, computador de bordo com cinco modos, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, destravamento das portas e partida do motor sem chave, detalhes cromados no interior, partida remota pela chave, sistema MyLink 2 com tela de oito polegadas e navegador 3D e tapetes em carpete.
Por fim, o LTZ 2 se diferencia pelo banco do motorista com ajuste elétrico, assistente de estacionamento (park assist), alerta de colisão frontal e de ponto cego, aviso de saída de faixa e indicador de distância do carro à frente.
Confira abaixo os preços do novo Chevrolet Cruze:
LT – R$ 89.990
LTZ – R$ 96.990
LTZ 2 – R$ 107.450