Exatamente 70 anos após a estreia do Corvette no Motorama em Nova York, a Chevrolet voltou a apresentar o primeiro Corvette eletrificado com tração nas quatro rodas e um poderoso 6.2L LT2 Small Block V8, o E-Ray.
Desenvolvido para que os proprietários do Corvette possam chegar a qualquer lugar, não importa a estação, o novo E-Ray — disponível em modelos cupê de teto removível e conversíveis de capota rígida — usa eletrificação para aprimorar a experiência de direção com desempenho intenso em linha reta e confiança em qualquer clima e capacidades de grandes turnês seguras que só podem ser alcançadas com eAWD.
O E-Ray também é o único carro esportivo que combina dois sistemas de propulsão separados para fornecer potência V8 naturalmente aspirada com capacidade de resposta eletrificada alimentada por eAWD, tornando-o único.
O E-Ray é o Corvette de produção mais rápido da história, marcando um tempo de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. antes de percorrer o quarto de milha em 10,5 segundos.
Uma sensação quase imediata de impulso do torque de baixo custo é essencial para a experiência de direção do Corvette, e o E-Ray oferece muito disso. A potência vem do 6.2L LT2 Small Block V8, colocando 495 cv de potência e 65 kgfm de torque no eixo traseiro. É complementado por um motor elétrico que canaliza 160 cv de potência adicionais e 17,3 kgfm de torque através das rodas dianteiras por meio de uma bateria de 1,9 kWh, localizada entre os assentos. No total, o E-Ray produz 655 cavalos de potência combinados do motor elétrico e do Small Block V8.
Criando sua própria faixa
O sistema inteligente eAWD do E-Ray está constantemente aprendendo a superfície da estrada, adaptando-se perfeitamente para atender às condições de tração e às necessidades do motorista. Durante uma direção vigorosa e em ambientes de baixa tração, o sistema eAWD do E-Ray aplica potência adicional às rodas dianteiras, ajudando a aumentar a estabilidade do veículo.
Não há necessidade de carregamento plug-in para o sistema de bateria do E-Ray. A bateria é carregada por meio de energia regenerativa de inércia e frenagem, bem como durante a condução normal.
Os recursos e tecnologias adicionais do novo E-Ray incluem:
- Stealth Mode, um modo de condução elétrica para a rua, até 72 km/h
- Nova bateria leve de íon de lítio de 12 volts que suporta a funcionalidade de parada/partida do motor LT2 V8
- Sistema de freio Brembo Carbon Ceramic padrão para desempenho de frenagem ideal
- Padrão Magnetic Ride Control 4.0 com três configurações de suspensão distintas
- Rodas escalonadas de 20 e 21 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport para todas as estações. Os pneus de verão Michelin Pilot Sport 4S 2 estão disponíveis com um pacote de desempenho opcional
- Postura baixa e ampla com estilo de corpo trabalhado que é 3,6 polegadas mais largo do que o Stingray
- Experiência de som visceral que incorpora a presença dominante do carro. O motor dianteiro elétrico funciona em harmonia com o motor LT2 para criar um som revigorante
- Lista aprimorada de tecnologias de assistência ao motorista (compartilhadas com todos os modelos Corvette 2024), incluindo Lane Keep Assist com Lane Departure Warning, Forward Collision Alert e Automatic Emergency Braking
Detalhes da propulsão eletrificada do Corvette
A quantidade de assistência elétrica é personalizada em cada um dos seis modos selecionáveis pelo motorista do Corvette E-Ray: Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode. Os motoristas também podem selecionar o recurso Charge+, que maximiza o estado de carga da bateria.
Modo Stealth e rastreamento do E-Ray
Os dois modos elétricos iniciados pelo motorista do Corvette E-Ray permitem que o carro viaje sob propulsão elétrica em certas condições. O motor elétrico também otimiza o desempenho da pista.
O Stealth Mode permite a condução totalmente elétrica, quando selecionado na partida, por um período antes de o motor ligar para condução normal. Ele é projetado para sair silenciosamente de um bairro, com velocidade máxima de 72 km/h. O motor é acionado automaticamente se a velocidade do veículo exceder o limite, torque adicional for solicitado pelo motorista ou se a bateria do E-Ray estiver esgotada.
Quando se trata de alavancar o sistema de propulsão eletrificada para melhorar o desempenho da pista, o sistema de controle eAWD da E-Ray aplica torque ao eixo dianteiro conforme necessário. O recurso Charge+ pode ser usado para maximizar o estado de carga da bateria para lapidação prolongada.
Os modos de gerenciamento de tração de desempenho (PTM) personalizados são otimizados em conjunto com o sistema de propulsão eAWD.
Design diferenciado
A aparência do E-Ray se baseia no estilo atlético refinado e no design voltado para o desempenho que os clientes do Corvette conhecem e adoram.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
À primeira vista, o E-Ray compartilha suas proporções de corpo largo com o Z06, acomodando rodas largas que ajudam a gerenciar a maior entrega de torque do carro. As rodas de liga leve têm um design estrelado de cinco raios torcidos, exclusivo do E-Ray.
O Corvette E-Ray 2024 será colocado à venda em 2023, com um preço sugerido de USD 104.295 para o cupê 1LZ e USD 111.295 para o modelo 1LZ conversível, com produção a ser realizada nas instalações da GM em Bowling Green Assembly em Kentucky.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.