Ícone do site BlogAuto

Chevrolet Corsa é o carro mais poluente do Brasil

Chevrolet Corsa Energy

Chevrolet Corsa 1.4, o mais poluente

O Chevrolet Corsa 1.4 utilizando gasolina é o carro mais poluente do Brasil. Quem diz isso é nada menos que o Ibama. O instituto analisou a emissão de três poluentes nos principais carros leves vendidos no país, com 250 avaliações no total – se o carro era flex eram duas avaliações. O compacto da GM foi o pior enquanto o novo Focus, que só usa gasolina, foi o melhor.

A surpresa é que entre os 10 piores estão cinco carros que usam álcool, combustível cuja emissão era considerada baixa. Utilizando etanol, o pior carro é o 307 Sedan 1.6, da Peugeot, seguido do Xsara Picasso 1.6, da Citroën e do C3 1.4 – ou seja, os motores flex da PSA não foram devidamente preparados no quesito ambiental.

A Renault com a Scénic 1.6 também teve a mesma nota ruim assim como o Fox 1.0. Voltando à gasolina, além do Corsa 1.4 ir mal, a Montana com o mesmo motor foi a segunda pior usando esse tipo de combustível.

O que se percebe no ranking divulgado pela Folha de São Paulo abaixo é que os motores 1.4 da GM, 1.6 da PSA e da Renault e 1.0 da Volkswagen são os mais poluidores.

Na outra ponta, a dos pouco poluidores há apenas um motor flex, o do Uno Mille que, tanto usando álcool ou gasolina, se saiu bem, com nota 9. O restante ou usa apenas gasolina ou é flex que utiliza o combustível de origem mineral. Depois do Focus, cujo motor Duratec só trabalha com gasolina, vem o Tiida. A Honda emplacou várias versões do Fit sempre com gasolina e até o Captiva V6  teve pontuação expressiva mesmo com 3.6 litros – ele foi o 10º menos poluente.

A pesquisa do Ibama analisou a emissão de três gases: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio – o gás carbônico, responsável pelo efeito estufa não foi analisado. Outro detalhe que chama a atenção é que a análise foi feita com modelos 2008, portanto, temos novos carros e motores no mercado que não entraram na lista.

A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente joga por terra uma impressão geral que os motores bicombustíveis são “verdes” e põe em cheque todo o desenvolvimento dessa tecnologia no país. A pergunta que fica no ar é: serão os motores flex realmente limpos ou a indústria optou por tirar deles um desempenho maior sem se preocupar com a emissão de poluentes?

Veja abaixo o ranking publicado pela Folha. O site do Ibama possui uma ferramenta para você pesquisar a nota de seu carro nesse link: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php

Os mais e menos poluidores segundo o Ibama

Sair da versão mobile