O novo sedã da Chevrolet no Brasil, o Malibu custará R$ 89 900, R$ 500 a mais do que o valor que havíamos divulgado na semana passada. A montadora apresentou o modelo a um pequeno grupo de jornalistas nos Estados Unidos nesta semana e disse que quer vender 200 unidades por mês.
Curiosamente, ela venderá o Malibu em todas as suas quase 600 concessionárias, ou seja, na prática apenas uma parte delas realmente negociará o sedã, o que é previsível. Um dos grandes problemas das grandes marcas é justamente ensinar vendedores de Celtas e outros populares a saber apresentar um carro mais caro.
Outra pérola do comunicado da Chevrolet é que o Malibu não é rival do Fusion, da Ford: “terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry”, diz o release. Na GM americana, no entanto, essa informação é diferente. Toyota Camry, Ford Fusion, Honda Accord, Nissan Altima constam da lista de concorrentes no site da matriz.
A atitude não surpreende já que a maior parte das marcas evita nomear concorrentes mais fortes, claro. Mas não se pode culpar a GM por essa desvantagem. O Malibu é um carro nascido para o público norte-americano e com a dura missão de atrapalhar a, até então, preferência deles pelos japoneses. Se fosso produzido no México como o Fusion chegaria mais barato.
Uma coisa é certa: a GM ganhará bem menos com cada Malibu que a Ford com o Fusion. São R$ 8 980 a mais cobrados pelo Chevrolet, mas ela paga 35% de alíquota de importação enquanto o rival chega imune a isso. Nos Estados Unidos, aliás, o custo de produção no México não é tão visível assim. Lá, o Malibu está atrás do Fusion, mas com uma diferença de menos de 5 mil unidades no acumulado de 2010.
Agora, a GM não precisa dizer que “O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção”. Na realidade, o carro é o 7º automóvel mais vendido do país (sem contar utilitários), atrás não só do Ford como também do “massacrado pelo recall” Camry e do Honda Accord, seus rivais. E ameaçado pelo Sonata, da Hyundai, diga-se de passagem. Uma presença importante, mas ainda aquém da concorrência, seja ela reconhecida ou não.
Carros mais vendidos nos EUA | 2010 | 40269 | var. abril-2009 | var-2009 | |
1º | Toyota Camry / Solara | 96509 | 27914 | 10.2 | 4.3 |
2º | Honda Accord | 94890 | 29311 | 0.3 | 12.3 |
3º | Toyota Corolla / Matrix | 91672 | 27932 | 50.7 | 17.3 |
4º | Honda Civic | 78669 | 25042 | -4.6 | 2.5 |
5º | Nissan Altima | 74245 | 14762 | 22.9 | 20.4 |
6º | Ford Fusion | 70382 | 18971 | 3.5 | 50.4 |
7º | Chevrolet Malibu | 65875 | 16536 | 12.8 | 31.1 |
8º | Chevrolet Impala | 54417 | 16144 | -7.9 | 20.8 |
9º | Honda CR-V | 53009 | 16661 | 36.8 | 4.7 |
10º | Hyundai Sonata | 50283 | 18536 | 56.9 | 34.2 |