O novo sedã da Chevrolet no Brasil, o Malibu custará R$ 89 900, R$ 500 a mais do que o valor que havíamos divulgado na semana passada. A montadora apresentou o modelo a um pequeno grupo de jornalistas nos Estados Unidos nesta semana e disse que quer vender 200 unidades por mês.
Curiosamente, ela venderá o Malibu em todas as suas quase 600 concessionárias, ou seja, na prática apenas uma parte delas realmente negociará o sedã, o que é previsível. Um dos grandes problemas das grandes marcas é justamente ensinar vendedores de Celtas e outros populares a saber apresentar um carro mais caro.
Outra pérola do comunicado da Chevrolet é que o Malibu não é rival do Fusion, da Ford: “terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry”, diz o release. Na GM americana, no entanto, essa informação é diferente. Toyota Camry, Ford Fusion, Honda Accord, Nissan Altima constam da lista de concorrentes no site da matriz.
A atitude não surpreende já que a maior parte das marcas evita nomear concorrentes mais fortes, claro. Mas não se pode culpar a GM por essa desvantagem. O Malibu é um carro nascido para o público norte-americano e com a dura missão de atrapalhar a, até então, preferência deles pelos japoneses. Se fosso produzido no México como o Fusion chegaria mais barato.
Uma coisa é certa: a GM ganhará bem menos com cada Malibu que a Ford com o Fusion. São R$ 8 980 a mais cobrados pelo Chevrolet, mas ela paga 35% de alíquota de importação enquanto o rival chega imune a isso. Nos Estados Unidos, aliás, o custo de produção no México não é tão visível assim. Lá, o Malibu está atrás do Fusion, mas com uma diferença de menos de 5 mil unidades no acumulado de 2010.
Agora, a GM não precisa dizer que “O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção”. Na realidade, o carro é o 7º automóvel mais vendido do país (sem contar utilitários), atrás não só do Ford como também do “massacrado pelo recall” Camry e do Honda Accord, seus rivais. E ameaçado pelo Sonata, da Hyundai, diga-se de passagem. Uma presença importante, mas ainda aquém da concorrência, seja ela reconhecida ou não.
Carros mais vendidos nos EUA | 2010 | 40269 | var. abril-2009 | var-2009 | |
1º | Toyota Camry / Solara | 96509 | 27914 | 10.2 | 4.3 |
2º | Honda Accord | 94890 | 29311 | 0.3 | 12.3 |
3º | Toyota Corolla / Matrix | 91672 | 27932 | 50.7 | 17.3 |
4º | Honda Civic | 78669 | 25042 | -4.6 | 2.5 |
5º | Nissan Altima | 74245 | 14762 | 22.9 | 20.4 |
6º | Ford Fusion | 70382 | 18971 | 3.5 | 50.4 |
7º | Chevrolet Malibu | 65875 | 16536 | 12.8 | 31.1 |
8º | Chevrolet Impala | 54417 | 16144 | -7.9 | 20.8 |
9º | Honda CR-V | 53009 | 16661 | 36.8 | 4.7 |
10º | Hyundai Sonata | 50283 | 18536 | 56.9 | 34.2 |
Será o começo da "renovação"da linha da gm no Brasil?
Os americanos tem um conceito desse Malibu semelhante ao que temos aqui do "Vectrastra". Esse pendrive no painel é alguma piada da concorrência?…
Até que eu gostei do malibu, mas por esse preço prefiro comprar um fusion 2.5 e economizar R$ 10 mil, ou então comprar um V6 e gastar R$ 10 mil a mais…
Quanto a rede de concessionárias, realmente os vendedores tem que ser melhor preparados, pois fui ver o fusion em 3 concessionárias FORD e todos os 3 vendedores não souberam nem se quer explicar os itens de série do carro!
Que volante é este? Que vergonha.
Que volante é esse? É simplesmente o volante similar ao do Corvette. Quer algum outro sinônimo de esportividade? Se é esportivo criticam. Se é mais formal, criticam também. É impossivel agradar a todos….
Como disse o Rafael Q, eu tambem prefiro comprar um Fusion V6 e nem preciso gastar os 10 mil a mais pois por 90 mil voce encontra oferecido nas concessionarias.
@Luis
Fica difiícil comparar preço de tabela com preço da loja, pois o Malibu nem chegou em solo brasileiro!
Vamos comparar com o preço de tabela do Fusion afinal quem disse que o Malibu tb não vai ter desconto depois da fase de novidade do lançamento???
Vai ser mais caro sempre, isso concordo, mas a GM deve estar levando em contao que tem um "índice de rejeição" inferior ao da Ford
Eu crente que esse carro ia ter tração traseira… Caí do cavalo!
Aliás, qual carro novo (de verdade) se compra hoje com menos de 100 mil e que tenha tração traseira (tirando o Smart)?
@Belzebú
Novo talvez um Chamonix Super 90 , mas usado voce compra um belo Lincoln Town Car por 45000
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado…
Ou um Lexus LS por 32000
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado…
Melhor que um palio completo
Esse Malibu está com cara do novo Vectra. Prefiro o Novo Ford Fusion, de preferência o 3.0 V6 de 243 CV.
O carro é muito bom, só o que vai acabar afundando a GM, é essa frente horrível, essa grade não tah com nada, infelizmente a Opel não pertence mais a GM, pois nossos carros eram baseados neles, agora temos que engolir esse desing americanizado e de mau gosto…ainda bem que por dentro ele é bonito!
Tantas exigências, tantas críticas o mais importante é vc ter dinheiro pra comprar um, porque se tiver pode escolher outros sedãs importados que chegam até a meio milhão de reais, esse detalhe é o mais importante. Ví um Malibu pela primeira vez, preto com detalhes cromados. Ele é simplesmente LINDO!!!!!!
Agora uma pergunta importante! todos vcs q comentaram fl mal tem dinheiro pr comprar um carão desse???O Malibu falando como ELI é simplesmente lindo!o Fusion também!¬¬'