Menos de um ano após receber mudanças importantes no visual e no acabamento interno, o Chevrolet Cobalt estreia novidades mecânicas para a linha 2017. O novo modelo foi anunciado recentemente pela montadora e agora é equipado com o motor 1.8 SPE/4 ECO, com uma série de melhorias para entregar mais potência e maior economia de combustível (segundo a marca, o carro está até 21% mais econômico).
Esta nova versão do propulsor consegue gerar 106 cv de potência com gasolina e 111 cv com etanol, a 5.200 rpm, e torque de 16,8 kgfm a 2.800 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm, respectivamente. O modelo antigo entregava 106 e 108 cv, a 5.400 rpm, e 16,4 e 17,1 kgfm, a 3.200 rpm. A transmissão passa a ser manual de seis velocidades, ou automática também de seis marchas, que recebeu comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego. Outra novidade é a adoção da direção elétrica, em substituição ao sistema hidráulico.
Além de motor e transmissão, o conjunto mecânico do Chevrolet Cobalt 2017 recebeu evoluções nos sistemas de suspensão e freio, na aerodinâmica e no uso de materiais diferenciados para redução de peso. Há novo conjunto de pistões, bielas e anéis, que foi redesenhado e ficou mais leve, além de novos anéis de pistão e tipo de óleo lubrificante (0W20), taxa de compressão ajustada para melhor desempenho, módulo eletrônico 40% mais rápido e potente, novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas e novo módulo de arrefecimento.
A lista inclui ainda freios mais eficientes energeticamente, novos rolamentos, pneus de baixa resistência à rolagem (verdes) e recalibração das molas, amortecedores e batente da suspensão. O modelo recebeu também melhorias para redução de peso e aumento da rigidez estrutural: mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, aumentando a aplicação de alta resistência em painéis e reforços. O carro ficou até 36 kg mais leve.
Em relação ao consumo, o Cobalt 1.8 automático agora entrega 8,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l e 15,1 km/l, respectivamente, com gasolina.
Nos equipamentos de série, a versão LTZ dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de alumínio aro 16, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, banco do motorista e volante com ajuste de altura, chave tipo canivete com controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com revestimento premium, apoia braço em material “soft touch”, controle de cruzeiro, sistema MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar, painel de instrumentos com bússola, navegação, indicador de mudança de marchas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O modelo topo de linha Elite agrega rodas exclusivas, sensores de chuva e luminosidade, bancos com revestimento premium exclusivo, volante e apoia braço com costura pespontada e frisos cromados com saias laterais.
Confira os preços do Cobalt 2017:
Cobalt LTZ 1.8 MT: R$ 62.190
Cobalt LTZ 1.8 AT: R$ 66.690
Cobalt Elite 1.8 AT: R$ 68.990
Cobalt Elite 1.8 AT: R$ 68.990 vs Corolla GLI 1.8 AT: R$ 69.000
Isso explica o sucesso do Corolla, Chevrolet e Ford, metem os preços nas alturas os carros intermediários, assim NUNCA vão competir com os carros da Honda.