Advantage, Elegance, Elite, SS, GLS são siglas do passado para o Astra. A Chevrolet mostrou hoje a linha 2010 do hatch médio e batizou o carro apenas de “Astra 2010”. Se economizou no nome, a marca foi generosa na melhora do pacote de equipamentos. Como já antecipado, o Astra agora continua custando o preço do antigo Advantage (R$ 44 389) , mas oferece mais itens que excedem o próprio Elegance 2009.
Vamos à eles: bancos de veludo com ajuste de altura para o motorista, ar-condicionado digital, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina, banco traseiro bi-partido, ponteira de escapamento e rodas aro 16 de liga leve, resgatadas do antigo SS, entre outros detalhes.
O motor de 140 cv seria uma novidade, mas já está à venda desde o começo do ano por causa das normas ambientais no modelo 09/09. Opcionais, apenas o aerofólio traseiro e o airbag duplo o cliente também pode levar a versão automática por R$ 50 240 que já inclui as bolsas de ar.
Líder no ranking geral dos hatches médios, o Astra está cada vez mais próximo dos hatches compactos e daí pode sair até uma parte dos clientes do veículo agora.
Astra Sedan
A versão sedã continua em fabricação, mas é direcionada exclusivamente para frotistas com prçeo a partir de R$ 47 504. Segundo nos disse o diretor de marketing da Chevrolet, Gustavo Colossi, “no Astra Sedan, a definição de versões não importa tanto já que as empresas que o compram acabam montando seus próprios pacotes”.
Na pista com o Astra 2010
Andamos com o novo hatch na pista da Goodyear em Americana, interior de São Paulo, e o carro agradou. O visual já é bem batido, é verdade, e a Chevroleu optou por levar unidades na cor branca, mas o hatch tem um custo-benefício muito interessante se pensarmos que por esse preço não dá para comprar um Polo 1.6 Sportline, por exemplo.
A suspensão firme e o bom torque em baixa garantem respostas rápidas em saídas e a rotação do motor mal passa das 3 000 rpm a 120 km/h, embora o ruído a bordo seja um pouco alto. Se você não liga para um estilo atual e quer um carro com bom pacote e conforto, o Astra ainda é uma boa alternativa.