Não, não há nenhum nome esdrúxulo como “New Edition” ou “Remix” para definir o Astra 2009 com motor 2.0 de 140 cv. Apenas uma situação natural de mercado já que o famoso propulsor de 2.0 litros mudou e a regra vale para todos os modelos que o utilizam. Ou seja, não só o Astra ficou mais potente como também a Zafira, mas a Chevrolet vai aproveitar qualquer novidade para divulgar releases este ano.
Havíamos adiantado essa notícia aqui em 9 de fevereiro e, como esperado, o Astra melhorou seu consumo, segundo a marca: agora são 11,1 km/l na cidade e 16,4 na estrada com gasolina – 1,1 km/l e 0,7 km/l melhor que antes – e 7,5 km/l e 11 km/l com álcool, respectivamente – contra 7,2 km/l e 10,8 km/l do anterior.
Mas o desempenho piorou: antes o Astra atingia 201 km/h de velocidade máxima com álcool, valor que caiu para 198 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h subiu de 9,1 segundos para 11,2 segundos. Estranhamente, o link com os dados técnicos do Astra sumiu do site de imprensa da GM…
Se por um lado, ele não atrai mais pelo design, o Astra ao menos continua um carro de volume devido ao preço em conta. Mas seu domínio no segmento de hatches médios parece estar com os dias contados – a cada mês, as vendas têm caído aos poucos. Quem sabe o motor 2.0 retrabalhado inverta essa tendência.