Recém-lançada no Brasil, no sedã médio Cruze, a nova geração de motores Ecotec da Chevrolet já passará por modificações. A marca norte-americana anunciou que os propulsores de três cilindros, com cilindrada de 1.0 a 1.5, ganharão inovações, como injeção indireta de combustível, turbocompressor e capacidade para trabalhar com combustíveis alternados.
Contudo, o objetivo da inclusão das novas tecnologias dos motores Ecotec é reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
A Chevrolet especificou detalhes e, informou que o lançamento será feito em escala global. Por ano, dois milhões de automóveis compactos da Chevrolet, Opel, Vauxhall e SAIC receberão os ajustes mecânicos até 2020. Os novos motores da fabricante receberão alterações de acordo com o país onde forem vendidos, para atender as normas locais.
Porém, a GM não especificou se o Brasil está em seus planos. A Ford já meneia a possiblidade de nacionalizar o novo motor 1.0 Ecoboost de três cilindros, que provavelmente será utilizado no New Fiesta, quando nacionalizado, e na futura geração do Ka.