Recém-lançada no Brasil, no sedã médio Cruze, a nova geração de motores Ecotec da Chevrolet já passará por modificações. A marca norte-americana anunciou que os propulsores de três cilindros, com cilindrada de 1.0 a 1.5, ganharão inovações, como injeção indireta de combustível, turbocompressor e capacidade para trabalhar com combustíveis alternados.
Contudo, o objetivo da inclusão das novas tecnologias dos motores Ecotec é reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
A Chevrolet especificou detalhes e, informou que o lançamento será feito em escala global. Por ano, dois milhões de automóveis compactos da Chevrolet, Opel, Vauxhall e SAIC receberão os ajustes mecânicos até 2020. Os novos motores da fabricante receberão alterações de acordo com o país onde forem vendidos, para atender as normas locais.
Porém, a GM não especificou se o Brasil está em seus planos. A Ford já meneia a possiblidade de nacionalizar o novo motor 1.0 Ecoboost de três cilindros, que provavelmente será utilizado no New Fiesta, quando nacionalizado, e na futura geração do Ka.
será que o povão vai finalmente se render a um motor eficiente em detrimento de um 8V "com torque em baixa para dar benga nos outros quando o semáforo abre"?
GMB:Abandone seus motores monzaflex enquanto é tempo,e equipe TODOS seus carros com os ECOTEC,assim vc poderá sobreviver no mercado.
A GM precisa realmente de um motor moderno e econômico. Que ela não demore para lançar a linha ECOTEC para toda sua linha de veiculo.
Só uma ressalva: o motor Ecotech não é novo, já esteve entre nós no final da década de 90 e início de 2000, mais especificamente nos Corsas (GSI, Wagon e Sedã). Esta atitude da GM visa principalmente aos mercados mais maduros (EUA e Europa) cujas metas de emissão de poluentes são cada vez mais rigoras.
O motor 3 cilindros 1.0 já está presente na europa desde 1998 (lançado no Opel Corsa B). Portanto meus caros, trata-se de dar uma sobrevida a algo que já foi superado pela concorrência…
Em tempo, em casa temos um Corsa 1.4 Econo.flex e, pelo menos em consumo de combustível não temos do que nos queixar: 10,5 km/l no álcool e 14,5 km/l na gasolina. Não é um consumo fabuloso mas, perto de outros com motores ainda mais modernos não deixa muito a desejar.
mais uma vz GM nao divulga seus planos para o Brasil!!! Sera q nao merecemos mais respeito por parte da GM???
tenho um Corsa GSI 1995 com motor 1.6 16V Ecotec de primeira geração. O carro alcança 200 Km/h, acelera de 0-100 Km/h em 9 segundos e o consumo na estrada a 130 Km/h é de 14,5 Km/l. Ou seja, um Ecotec de segunda ou terceira geração tem que ser ainda mais eficiente do o Econo.flex do colega Rodrigo, nos motores na faixa dos 110 cv. Realmente será ainda melhor que os gastões da concorrência.
@Leandro Pi:
Eu tive também um GSI, mas vendi-o com dor no coração em 2001… O carro era um canhãozinho. Uma pena a GM não ter popularizado esse motor na época, pois o valor das peças era bastante salgado e difícil de encontrar… Se não me engano o motor era Húngaro.
Alguem sabe dizer quando os motores OPOCs do Bill Gates, serão comercializados?????
Aqueles sim ṕrometem ser mais econômicos e com melhor desempenho, pois com a combustão de dois cilindros, realiza a movimentação de 04 cilindros ao mesmo tempo, ou seja, os 03 cilindros prometidos pela Ford e GM, já estarão desatualizados. Sem falar que os OPOCs não possuem cabeçote nem valvulas, muito menos correia dentada ou corrente.