O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe, divulgou os resultados da fase 4 de teste de colisão. Contudo, o órgão priorizou os veículos fabricados e vendidos no México, entretanto, alguns modelos como Chevrolet Agile e Renault Clio, dois modelos que são comercializados hoje no Brasil, foram selecionados para entrarem na “roda” juntamente com os demais convocados e, acreditem, os resultados não foram nada bons!
Durante os testes do Latin NCAP, foram avaliados modelos sem a adição do airbag duplo – que será item obrigatório aos veículos fabricados a partir de primeiro de janeiro de 2014. O modelo Chevrolet Agile, sem o sistema de bolsas de absorção de impacto – airbag—; ficou sem nenhuma estrela na categoria proteção para adultos, no entanto, na categoria proteção para crianças ele levou duas estrelas – o número máximo é de cinco estrelas, portanto, de acordo com Latin NCAP, em caso de acidente os ocupantes dos assentos dianteiros teriam possivelmente danos graves nas partes de cabeça e tórax; lembrando que no crash test o veículo é lançado à um obstáculo em velocidade de 64 km/h.
Já o popular Renault Clio, que é produzido na Argentina, foi ainda pior. O modelo da marca francesa, assim como o Chevrolet Agile também recebeu nota zero na categoria proteção para adultos, e apenas uma única estrela na proteção para crianças.
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Há de se destacar que o Chevrolet Agile é hoje um dos modelos de entrada mais vendidos do país. Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2013, o modelo já somou um total de 15 mil unidades emplacas. O Renault Clio, por sua vez, tem média 2 mil unidades/mês emplacados, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).