A Chevrolet anunciou no final desta semana uma novidade para incrementar a gama nacional do Chevrolet Agile. Agora, o hatch compacto argentino passa a contar com uma nova opção de transmissão, a automatizada Easytronic, a primeira novidade mecânica desde seu lançamento no Brasil, em meados de 2009. Esqueça o câmbio utilizado na já extinta Meriva. A caixa Easytronic utilizada no Chevrolet Agile é totalmente nova, resultado do desenvolvimento conjunto entre a General Motors do Brasil e a Magneti Marelli.
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De acordo com a fabricante, o Chevrolet Agile vem equipado com “o mais avançado sistema de transmissão automatizada do mercado”.
Batizado de “Easytronic Gen II”, o modelo será mostrado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, a partir da próxima quarta-feira (24), e estará disponível nas concessionárias a partir do início de novembro. A novidade, que chega na cor de lançamento Azul Infinity, outra novidade da linha 2013 do carro, chega para comemorar as 200 mil unidades comercializadas do Chevrolet Agile no mercado brasileiro. Os preços ainda não foram divulgados.
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O Chevrolet Agile registrou vendas de 14.394 unidades no último trimestre de 2009 (quando chegou efetivamente no mercado), 67.732 carros em 2010 e 73.256 exemplares em 2011. Em 2012, de janeiro a setembro, o modelo vendeu 43.722 unidades. E, na primeira quinzena de outubro, 1.655 veículos, superando a marca de 200 mil unidades – e chegando a 200.759 unidades.
A transmissão Easytronic Gen II funciona do mesmo modo das “irmãs” Dualogic, da italiana Fiat, e i-Motion, da alemã Volkswagen. O motorista pode trocar as marchas manualmente, de modo sequencial, ou colocar o câmbio no modo automático, permitindo que o sistema de gerenciamento comande as trocas de marcha. O Chevrolet Agile Easytronic Gen II também conta com o sistema “Auto Start”, que permite o acionamento do motor com um leve toque da chave, sem a necessidade de insistir no motor de arranque da partida.
O sistema eletro-hidráulico de comando da transmissão Easytronic Gen II é montado diretamente sobre a caixa de transmissão manual do veículo e gerencia automaticamente o engate da embreagem e a troca de marchas por meio da TCU (Unidade de Controle da Transmissão), eliminando o pedal de embreagem. Este modelo está equipado também com o Brake Applied System (BAS). Ao se pisar no freio este sistema libera a ação do acelerador, evitando assim que o veículo fique acelerado.
A exemplo dos automóveis da arquirrivais Fiat, o Easytronic Gen II traz o recurso conhecido como “creeping”, onde o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo conforme o usuário solta o pedal de freio, como acontece com o câmbio automático convencional. Na prática o sistema proporciona uma leve aceleração, facilitando as manobras de estacionamento e arrancada em rampas leves.
O Chevrolet Agile Easytronic Gen II, baseado na versão LTZ, vem equipado com o conhecido motor 1.4 Econo.Flex, que rende até 102 cavalos de potência. Na lista de equipamentos, o modelo traz airbags frontais, freios antibloqueantes (ABS) e EBD, rodas de liga-leve, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, sistema de som com Bluetooth e quatro alto-falantes e dois tweeters, banco do passageiro dianteiro rebatível, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétricos, ar-condicionado com visor digital e direção hidráulica.
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