A hora da verdade está chegando para a Chevrolet sul-americana. Sem um novo modelo próprio há anos, a marca quebrará o tabu em outubro com a chegada às lojas do Agile, o tão esperado e polêmico hatchback compacto.
A fábrica de Rosário, na Argentina, já trabalha a todo o vapor e os primeiros embarques começam a ser preparados para seguir para a rede este mês. Segundo o que se comenta no setor, o Agile chegará apenas com motor 1.4 Econoflex, mas uma versão popular – e não 1.8, como andam dizendo – está nos planos para 2010.
A Chevrolet passará a adotar uma nova nomenclatura para as versões: LT, básica, e LTZ, top de linha, por enquanto. Não se sabe o conteúdo, mas as apostas são que o Agile LT custará a partir de R$ 35 000, ou seja, na mesma faixa do principal rival, o Fox 1.6, da Volkswagen.
Por falar em Fox, o site Argentina Autoblog descobriu as medidas externas do Chevrolet. O comprimento do modelo é de exatos 4 metros, ou seja, praticamente o mesmo que o Sandero, da Renault, outro concorrente no foco da GM. O entre eixos, medida importante para se dimensionar o espaço interno, é de bons 2,543 m – pouco menos que o Renault, porém, quase 8 cm maior que o Fox.
Resta saber se o Agile agradará. Até agora, a repercussão não tem sido das melhores entre os leitores do Blogauto, mas o carro precisa ser visto por inteiro e entendido como um produto como um todo. Haverá garantia de 3 anos? O pacote de peças será acessível? O preço do seguro também? Os itens de série serão espartanos?
Sem essas respostas fica difícil apostar no seu sucesso ou fracasso. O fato é que para Chevrolet, Fiat ou Volkswagen qualquer veículo local, por pior que seja, vende muito mais que os de suas rivais mais novas graças à forca da rede e da imagem entre os consumidores leigos.