O Chevrolet Agile já não é mais produzido na Argentina. O hatch compacto deixou de ser vendido no mercado brasileiro há pouco mais de dois anos, mas seguiu sendo produzido e comercializado no país vizinho, mais precisamente na unidade fabril de Rosario. A última unidade do modelo saiu da linha de produção no dia 23 de dezembro.
A produção do Agile teve início em 2009. O modelo foi um dos responsáveis por reerguer a General Motors, que na época esteve à beira da falência, e deu bastante certo: foram 347.054 exemplares fabricados, que foram destinados também ao Uruguai e Paraguai. Um dos motes do carro era o espaço interno; além da lista de equipamentos recheada, com itens como controle de cruzeiro; ar-condicionado com visor digital; rádio com Bluetooth e faróis com acendimento automático.
O motor que equipa o Chevrolet é um 1.4 litro 8V Econo.Flex (monocombustível nos demais mercados), que consegue desenvolver 97 cavalos de potência com gasolina e 102 cv com etanol, a 6.000 rpm, e 13,2 e 13,5 kgfm de torque, respectivamente, a 3.200 rpm; associado a um câmbio manual ou automatizado Easytronic de cinco velocidades.
O Projeto Viva, que deu origem ao Chevrolet Agile, foi responsável também pela atual geração da picape Montana, que ainda é produzida no Brasil.
Em nosso mercado, o Agile deixou de ser oferecido após ser canibalizado pelo Onix, que foi lançado em 2012 com plataforma mais moderna; visual mais atual; lista de equipamentos com mais recursos (leia-se sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque); e preço compatível com o do irmão mais velho. Nem mesmo a reestilização feita em 2013 conseguiu garantir sobrevida ao carro.
A linha de produção da planta da GM em Rosario desocupada pelo Agile deverá ser usada para ampliar a produção dos novos Cruze sedã e Cruze Sport6.