Com a badalada estreia do novo Onix no mercado nacional, o Agile foi se encolhendo em meio aos mais recentes lançamentos da Chevrolet no Brasil. Porém, para dar sobrevida ao hatch, a fabricante lançou no Salão do Automóvel de São Paulo uma nova versão, equipada com o câmbio automatizado Easytronic de segunda geração. O novo Chevrolet Agile Easytronic, inclusive, já está sendo oferecido nas revendas, com preço sugerido de R$ 43.790, valor que representa um aumento de exatos R$ 2,2 mil em relação ao modelo LTZ, no qual o lançamento se baseia, equipado com a tradicional transmissão manual.
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A transmissão Easytronic Gen II funciona do mesmo modo das “irmãs” Dualogic, da italiana Fiat, e i-Motion, da alemã Volkswagen, já que o sistema da Chevrolet também foi desenvolvido e é produzido pela Magnetti Marelli. O motorista pode trocar as marchas manualmente, de modo sequencial, ou colocar o câmbio no modo automático, permitindo que o sistema de gerenciamento comande as trocas de marcha. O Chevrolet Agile Easytronic também conta com o sistema “Auto Start”, que permite o acionamento do motor com um leve toque da chave, sem a necessidade de insistir no motor de arranque da partida.
O sistema eletro-hidráulico de comando da transmissão Easytronic Gen II é montado diretamente sobre a caixa de transmissão manual do veículo e gerencia automaticamente o engate da embreagem e a troca de marchas por meio da TCU (Unidade de Controle da Transmissão), eliminando o pedal de embreagem. Este modelo está equipado também com o Brake Applied System (BAS). Ao se pisar no freio este sistema libera a ação do acelerador, evitando assim que o veículo fique acelerado.
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A exemplo dos automóveis da concorrente Fiat, o Easytronic Gen II traz o recurso conhecido como “creeping”, onde o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo conforme o usuário solta o pedal de freio, como acontece com o câmbio automático convencional. Na prática o sistema proporciona uma leve aceleração, facilitando as manobras de estacionamento e arrancada em rampas leves.
Chevrolet Agile Easytronic 2013
O Chevrolet Agile Easytronic, baseado na versão LTZ, vem equipado com o velho conhecido motor 1.4 Econo.Flex, que rende 102 cavalos de potência. Na lista de equipamentos, o modelo traz airbags frontais, freios antibloqueantes (ABS) e EBD, rodas de liga-leve, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, sistema de som com Bluetooth e quatro alto-falantes e dois tweeters, banco do passageiro dianteiro rebatível, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétricos, ar-condicionado com visor digital e direção hidráulica.
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Além de ser um carro feio, não vale o que pedem. Este carro no máximo deveria custar +/- 30.000 e ainda assim equipado. Com o lançamento do Onix, creio que esta porcaria chamada Agile, morre.
Pessoal, sem ofensa, nem querendo desmerecer a escolha de ninguém…
Antes de comprarmos um veículo com troca automática de marchas, precisamos pesquisar bem e obter informações com proprietários quando possível. E os proprietários, precisam ser sinceros e deixar de defender algo porque compraram, ou seja qual for a razão – Isso porque, se nós não nos unirmos a favor de nós mesmos, o único lado que ganha são as montadoras e concessionárias! E nós o povo, apenas dançamos e somos os palhaços no circo deles.
Pois bem, meu pai tem tido carros automáticos há mais de 10 anos, e tenho experiência com diversos deles…
Há pouco mais de um ano, minha irmã, por gostar de determinado modelo da VW (I-motion), comprou um automatizado, e o resultado: Problemas!
Mesmo tendo tido problemas, com automatizados, há dois meses ela comprou um Ford (Power Shift), e o resultado: Problemas!
Infelizmente, a experiência de compradores, tem demonstrado que carros pseudo-automáticos NÃO VALEM NADA, e nos servem de frustrações em cima de mais frustrações. Em suma, os câmbios I-motion (VW), Dualogic (Fiat), EasyTronic (GM) e PowerShift (Ford), a meu ver, não valem nada:
São bombas que vão explodir nas mãos do consumidor de um zero quilometro, ou que explodirão nas mãos do segundo dono. Enfim, a todos que me questionam sobre o PowerShift (Ford), I-motion (VW), EasyTronic (GM) e Dualogic (Fiat), apesar de eu não ser especialista, eu sei ler o que os consumidores dizem, e meu conselho é PREVINA-SE, FUJA e NÃO COMPRE. Um exemplo está aqui:
http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
E isso serve para:
PowerShift (Ford)
I-motion (VW)
EasyTronic (Chevrolet – GM)
Dualogic (Fiat)
E qualquer outro pseudo-automático!
Se o intento é comprar um carro com transmissão automática de marchas, de fato compre um automático de verdade, e fuja destes veículos gambiarras! Estes veículos com os câmbios acima não são automáticos de fato, como conhecemos – São gambiarras, experimentos que lançam no mercado nacional, porque o brasileiro, infelizmente aceita tudo, é desunido e não luta por seus direitos.
Poupe um pouquinho mais e se for comprar, compre de fato um veículo REALMENTE automático, e suas chances de problemas, frustrações, serão reduzidos. De fato, de todos os veículos que meu pai ou eu tivemos automáticos (realmente automáticos), não tivemos problema com nenhum. Seja um zero ou usado, compre APENAS automático de fato, e efetue sua manutenção correta, por exemplo, trocando o óleo de câmbio conforme indica o manual, com 5 a 15 mil quilometros de antecedência, a depender das condições de trânsito de sua cidade…
E fuja, fuja e fuja de todos esses nomes idiotas que te empurram, e que no fim das contas, lascam com sua vida:
PowerShift (Ford)
I-motion (VW)
EasyTronic (Chevrolet – GM)
Dualogic (Fiat)
Nem pensar!
Abraço,