O lançamento do Chevrolet Agile já começou, como dá para perceber há alguns dias. Depois de “inaugurar” o Centro Tecnológico de São Caetano do Sul para mostrar o modelo, agora a GM criou uma campanha social como pano de fundo para colocar o novo compacto em evidência.
Como o Blogauto não é site para divulgação de campanhas desse tipo – embora apoie qualquer ação bem intencionada – vamos ressaltar o lado “produto” da ação.
O papel do Agile na campanha é simples: ele servirá de veículo de divulgação e de coleta de doações para dezenas de instituições. Ou seja, até o dia 04/10 nove unidades do modelo estarão rodando pelo país com o peculiar disfarce de “biquini de bolinha amarelinha” da foto. Aliás, dia 04 do mês é a data oficial de lançamento do Agile.
Pode parecer muito ceticismo de nossa parte, mas, honestamente, será que são ações virais como essa que fazem a diferença no sucesso de um carro? Decidimos nossa compra porque um carro é símbolo de uma campanha social? Ou porque ele é o carro oficial do Google no programa “Street View” (Fiat Stilo), por exemplo?
Para nós, a maior parte das montadoras esquece da receita básica para vender muito (afinal, nunca é demais lembrar que elas, no fundo, buscam o lucro como qualquer empresa e não posar de boazinhas perante a sociedade). Basta fazer um produto bom, durável, honesto e atraente. Custa um pouco mais, é verdade, mas dá resultado muito melhor. Vide a Honda e a Toyota que de “viral” só tem mesmo o boca-a-boca entre os clientes satisfeitos.