Lançado pela Chery há um pouco mais de duas semanas, o S18 – o primeiro chinês flex a venda no Brasil – mal chegou às concessionárias da marca asiática e teve sua venda interrompida, conforme divulgou a empresa em nota nesta última quinta-feira (19). A medida foi adotada após ter detectado um problema no pedal de freio durante um teste do Chery S18.
Durante o teste de frenagem, o pedal de freio cedeu à pressão aplicada e entortou. Este mesmo problema também afetou uma unidade avaliada pela revista Quatro Rodas em junho de 2011, quando o veículo estava em sua homologação no Brasil.
Questionada sobre o acontecimento em junho passado, a Chery apenas disse que “todos os ajustes necessários seriam realizados antes do lançamento”. Contatada novamente após o recente teste feito pela revista, à marca afirmou que um lote do hatch foi encomendado logo após o anúncio do novo IPI para carros importados.
“Em meados do segundo semestre de 2011 foi feito o primeiro pedido de importação do modelo Chery S18 para ser comercializado no Brasil. Diante do anúncio do governo brasileiro da nova tributação para carros importados, em setembro de 2011, esta solicitação passou a ter caráter prioritário. Em função da necessidade da produção deste lote de veículos no menor tempo possível, os fornecedores da Chery Automobile tiveram seus pedidos solicitados também com urgência”, disse a marca em nota.
O fornecedor produziu o componente e o entregou sem nenhuma alteração pedida pela engenharia da marca, com reforço na haste do pedal de acionamento do freio e uma nova fixação em “L”.
Segundo Curi, foram emplacadas 20 unidades do primeiro lote do S18, sendo que seis já haviam sido vendidas. Os compradores já foram avisados do ocorrido e deverão levar os veículos até a concessionária para realizar a substituição do componente. Neste período que será feita a manutenção, a Chery cederá ao proprietário outro carro.
Está previsto que as vendas do Chery S18 voltem à ativa no final de fevereiro.