Sucesso entre os automóveis chineses no Brasil, o Chery QQ atingiu o marco de 1 milhão de unidades vendidas no mundo todo desde seu lançamento em 2003. O hatch compacto da empresa chinesa é oferecido em 70 países onde a marca opera e é comercializado em até dez versões de acabamento em alguns desses mercados.
A trajetória do Quiu-Quiu é marcada pela polêmica envolvendo o Spark, da Chevrolet. A história iniciou em 1993, quando a Fiat encomendou do estúdio de design Italdesign um conceito nomeado de Lucciola. A empresa italiana, entretanto, não utilizou o projeto criado pelo estúdio, mas, o protótipo foi aproveitado pela Daewoo, que deu origem ao Matiz, em 1998.
Em 2001, a General Motors comprou a Daewoo e aproveitou o projeto para criar sob a mesma plataforma o Spark, em 2005. Mas a Chery já havia lançado há dois anos o QQ e jurou ter obtido os direitos sobre o design do Matiz antes da incorporação da Daewoo pela General Motors. O conflito foi parar na Justiça, mas não foi resolvido até hoje.
Por aqui, o Chery QQ vendeu 1.926 unidades em setembro. O modelo é vendido em versão única, completa, por R$ 23.990, sem o aumento de IPI.
No entanto, a Chery prepara uma nova geração para o QQ a ser lançada em 2013.