Sucesso entre os automóveis chineses no Brasil, o Chery QQ atingiu o marco de 1 milhão de unidades vendidas no mundo todo desde seu lançamento em 2003. O hatch compacto da empresa chinesa é oferecido em 70 países onde a marca opera e é comercializado em até dez versões de acabamento em alguns desses mercados.
A trajetória do Quiu-Quiu é marcada pela polêmica envolvendo o Spark, da Chevrolet. A história iniciou em 1993, quando a Fiat encomendou do estúdio de design Italdesign um conceito nomeado de Lucciola. A empresa italiana, entretanto, não utilizou o projeto criado pelo estúdio, mas, o protótipo foi aproveitado pela Daewoo, que deu origem ao Matiz, em 1998.
Em 2001, a General Motors comprou a Daewoo e aproveitou o projeto para criar sob a mesma plataforma o Spark, em 2005. Mas a Chery já havia lançado há dois anos o QQ e jurou ter obtido os direitos sobre o design do Matiz antes da incorporação da Daewoo pela General Motors. O conflito foi parar na Justiça, mas não foi resolvido até hoje.
Por aqui, o Chery QQ vendeu 1.926 unidades em setembro. O modelo é vendido em versão única, completa, por R$ 23.990, sem o aumento de IPI.
No entanto, a Chery prepara uma nova geração para o QQ a ser lançada em 2013.
Caso seja aplicado o aumento do IPI, presente do Mantega, para os fabricantes nacionais, devemos nos contentar em ter novamente o Fiat Uno – primeira geração, peladão. Orgulho nacional. O Chery QQ estava matando o Uno e outros modelos como o Celta, etc. Agora as nacionais estão rindo a toa. Vão empurrar estes modelos como sendo o melhor que podem oferecer em carros populares. POR FAVOR RESTRINJAM AS COMPRAS DE CARROS RUINS COMO ESTES.
Parabens a CHERY! Sempre ha desconfianca com novas marcas e novos produtos, mas parece q o mercado jah aceitou bem o carrinho!!!
Ver esse carro rodando dá uma aflição enorme, é como se ele fosse parar na sua frente a qualquer momento!
Mas como não fui vê-lo de perto, vou só manifestar esta opinião superficial.
Um amigo que entrou nele falou que o acabamento deixa MUITO a desejar…
realmente o QQ é um carro sofrível, tanto em acabamento como em qualidade geral. Mas é barato. Onde quer que seja vendido, é um carro mais equipado e bem mais barato que os concorrentes. Por conta disso, qual o problema em arriscar em comprar um chinês se ele é o carro mais barato do Brasil sem que isso signifique andar sem ar-condicionado ou freios abs? Tão mais é certos os mais de 1 milhão de pessoas que gastaram pouco para ter pouco carro.