A comitiva brasileira que está em visita a China nesta semana acaba de confirmar que a Chery irá mesmo instalar uma fábrica no Brasil para produzir o modelo A3, recém chegado ao mercado chinês. A produção começará em 2012 e o local da planta ainda não foi decidido.
São quatro Estados estudados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, mas é provável que o local fique no Sudeste devido à cadeia de fornecedores.
O A3, que certamente mudará de nome no Brasil – fala-se em concurso para escolher o nome – é um modelo de porte médio semelhante ao Peugeot 307 e ao Vectra GT. A Chery quer produzir anualmente 150 mil unidades, o que deve equivaler a cerca de 10 mil carros vendidos internamente. É o volume que emplaca o Fox, por exemplo.
E o carro parece bem superior aos clones chineses de sempre. Tem design próprio, bom nível de equipamentos e tamanho maior que um Vectra GT em alguns sentidos.
Que venham os Chineses!!!
Com bons preços e bons pacotes de ítens de conforto e segurança.
Quem sabe, ela (s) não provoca (m) uma reviravolta no nosso mercado e os atuais "barões" não revisam suas políticas de preços e de pacotes, além dos defasados (e excluisvos para terceiro mundo) projetos!!!
Hoje a China é a maior compradora de produtos Brasileiros. E pensar que ela era do mesmo tamanho (PIB, Economina) do Brasil no final do século passado!!!