Uma boa notícia para quem gosta de “velharias”, como gostam de dizer os que não gostam dos belos carros antigos. A Chamonix, que estava mau das pernas desde o final de 2010, voltará a fabricar suas réplicas de modelos Porsche dos anos 1950. Baseada em Jarinu, no interior de São Paulo, a empresa não só está de volta como tem um novo manda-chuva. A fabrica agora é controlada pela A+Auto, especialista em reformar réplicas de clássicos e que também já arriscou produzir um carro ou outro.
A Chamonix, que agora se chama Chamonix New Generation, suspendeu suas atividades no ano passado por causa da queda brusca de suas exportações, em especial para os Estados Unidos, que era seu principal meio de sustento. O país do Tio Sam ainda sofria os efeitos da pindaiba causada pela crise econômica mundial de 2008. Pelo visto o dinheiro voltou a brotar nas carteiras por lá.
A empresa seguirá construindo de forma artesanal as réplicas 550, Super 90 e 356 Speedster, todos com mecânica Volkswagen original. O novo dono da marca ainda fala em equipar os Porsche de fibra com câmbio automatizado, o mesmo da linha I-Motion.
Dizem os especialistas que a Chamonix é uma das melhores fabricantes de réplicas de Porsche a nível mundial. Essa idéia do câmbio automatizado deve ser para o mercado americano, onde preferem o automático ao manual.
Agora um cidadão querer comprar uma réplica de 1950, ainda mais de um Porsche, com câmbio automatizado (ou automático)…
Esse cidadão não gosta de dirigir, ou pelo menos não sente prazer ao fazer isso.
O que há a de mais excepcional em termos de Ford Gt40 réplica está no site abaixo.
É brasileiro o construtor e as configurações são feitas a gosto do comprador, desde carburador a injeção eletrônica. De motor com 300 a 540cv (arredondamento meu). Suspensão, freios…tudo poderá ser personalizado e os materiais, peças, motores…importado. O carro é extremamente leve e potente, com excepcional peso potência.
E ainda não podemos esquecer que trata-se de um carro de corrida que foi vencedor das 24 de Le Mans da década de 60, claro que mudado para as ruas.
http://www.americanclassic.com.br/
@Comanche, quem gosta de carros quando fala, ouve ou lê se empolga. Aqui um outro fabricante de réplicas de alta qualidade, produz réplicas de Shelby Cobra, Shelby Daytona, GT40 e Covertte, a matriz é na África do Sul.
http://www.superformance.com
Tal qual a American Classic, motor, freios, dentre outros a escolha do cliente.
Desculpem por direcionar essa matéria nesta postagem, mas como é mais recente, gostaria que o maior número de colegas lessem essa reportagem publicada no blog do J. Leite.
Joel Leite publica matéria sobre comentário do Presidente da Ford do Brasil.
Aonde os leitores lerem em caps lock e entre parênteses, os comentários críticos são meus.
06/07/2011
Presidente da Ford: "preço alto do carro não é só culpa do imposto"
— Marcos de Oliveira admite que o carro no Brasil é caro e culpa a cadeia produtiva.
— Dirigente diz que se a importação continuar nesse ritmo, em cinco anos começam as demissões.
— Mas 78% dos carros estrangeiros vendidos no Brasil são trazidos pelas próprias montadoras.
O presidente da Ford Brasil, Marcos de Oliveira, disse que é preciso um acordo com o governo e todas as partes envolvidas no setor automobilístico para resolver o problema do custo da produção de carro no Brasil. Ele admitiu que o alto preço do carro ao consumidor brasileiro não é apenas por culpa do imposto.
"O problema é muito mais amplo" – disse o dirigente ao repórter José Carlos Pontes, da Agência AutoInforme. "Não queremos uma reunião com o governo para reivindicar a redução do imposto. Nem queremos tocar neste assunto. É preciso uma discussão mais ampla, para evitar que daqui a alguns anos haja problemas sérios com a indústria automobilística brasileira". (RS: PURA PRESSÃO NO GOVERNO, SEMPRE APELAM PARA A CHANTAGEM DO DESEMPREGO).
Segundo Marcos de Oliveira, o Brasil corre o risco de "desindustrialização", isto é: a redução da produção local em consequência do aumento das importações. (R: O BRASIL NÃO CORRE O RISCO, O BRASIL JÁ ESTÁ SOFRENDO A DESINDUSTRIALIZAÇÃO DE CARROS DE QUALIDADE PARA FABRICAR PRODUTOS ULTRAPASSADOS, DEFASADOS, INEFICIENTES EM SEGURANÇA, AMBIENTE E TECNOLOGIA. NÃO TRATA-SE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO POR CONDIÇÃO ECONÔMICA, MAS SIM POR CONDIÇÃO DE ERRO ESTRATÉGICO DE POLÍTICA, POIS SE EXISTE O MÉXICO QUE FICA DO LADO DA MAIOR ECONOMIA DO PLANETA, PERTO DA EUROPA EM COMPARAÇÃO AO BRASIL, PERTO DO CANADÁ, E QUE TEM BENESSE DE SER O ÚNICO PAÍS DO PLANETA A PODER EXPORTAR CARROS PARA O BRASIL PAGANDO IMPOSTO ZERO, PORQUE HAVERIAM AS MONTADORAS DE FABRICAR CARROS DE QUALIDADE NO BRASIL, SE O MÉXICO TEM UMA ESSAS ENORMES VANTAGENS MENCIONADAS, SEM PERDER O IMENSO MERCADO BRASILEIRO.)
O presidente da Ford disse que a concorrência está derrubando os preços, e com isso a rentabilidade das montadoras está diminuindo. E ameaçou: "resta saber até quando vamos aguentar. Se essa situação não for mudada, creio que em cinco anos a indústria vai começar a demitir". (R: RESPOSTA DE MALANDRO QUERENDO SENSIBILIZAR OS GOVERNANTES E OS SINDICATOS, POIS PRIMEIRAMENTE NÃO HÁ DERRUBADA DE PREÇOS, MAS SIM PEQUENOS DESCONTOS OCASIONAIS, AFINAL ALGUÉM NO BRASIL TEM COMPRADO CARROS A PREÇOS PRATICADO NO EXTERIOR, PARA DIZER QUE REALMENTE É UMA DERRUBADA DE PREÇOS "EXAGERO MALICIOSO", E NESSE MESMO SENTIDO VAI A FALSA AFIRMAÇÃO DA QUEDA DE RENTABILIDADE, JUSTO QUANDO EM 2009 O BRASIL PRATICAMENTE SUSTENTOU AS MATRIZES EM CRISE HISTÓRICA COM SOMAS RECORDES DE LUCROS ENVIADOS PARA SUAS MATRIZES, ATÉ O PRESIDENTE DA FIAT JÁ DECLAROU QUE O BRASIL SALVOU A FIAT TURIM EM 2008. E SEGUNDAMENTE, O J.LEITE FOI CERTEIRO NO COMENTÁRIO AO DIZER QUE O PRESIDENTE DA FORD "AMEAÇOU" A DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS, O QUE É PURA CHANTAGEM, JOGO BAIXO, AMEAÇA AOS SINDICATOS, AOS LARES DAS FAMILIAS DOS TRABALHADORES, COM UM SONORO "VOCÊS IRÃO PASSAR FOME, FALTARÁ O LEITE DAS CRIANÇAS, A ECONOMIA ARREBENTARÁ COM O DESEMPREGO E A VIOLÊNCIA AUMENTARÁ…VELHACARIA PURA, POIS NUNCA QUE SE O GOVERNO ENDURECESSE EXIGINDO MENORES PREÇOS E BAIXANDO A ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO, ELAS FECHARIAM AS PORTAS E IRIAM EMBORA DO BRASIL DEIXANDO ELE PARA A CONCORRÊNCIA, DUVIDO. INCLUSIVE TAL FATOR JÁ ACONTECEU NA ERA COLLOR E ITAMAR COM O MINISTRO DA ECONOMIA CIRO GOMES QUE COMPROU BRIGA COM O SETOR BAIXANDO O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA 20%, E O RESULTADO NÃO FOI FECHAMENTO DE FÁBRICAS, MAS SIM A ÉPOCA EM QUE AS EMPRESAS DO SETOR MAIS INVESTIRAM EM PRODUTOS DE QUALIDADE FABRICADO NO BRASIL E TAMBÉM FOI A ÉPOCA DE GRANDE AUMENTO DE VENDAS PARA ELAS, SEM FALAR QUE O I.I. BAIXO FOI FATOR DETERMINANTE PARA A ENTRADA DE VÁRIAS EMPRESAS DO SETOR COMO OCORREU NA DÉCADA DE 90, PORTANTO A QUEDA DE I.I E IMPORTAÇÃO EXCESSIVA DE CARROS NAQUELA ÉPOCA TEVE EFEITO CONTRÁRIO AO COMENTADO PELO PRES. DA FORD, O QUE TAIS FATOS SUPERAM QUALQUER ARGUMENTO COM CLARA DEMONSTRAÇÃO DE QUERER LEVAR VANTAGEM. NA VERDADE ELAS ESTÃO COM MEDO É DA POPULAÇÃO SE MEXER E EXIGIR I.I. MAIS BAIXO FAZENDO AS 4 GRANDES PERDEREM 80% DE UM MERCADO DOMINADO. E TERCEIRAMENTE, É PRECISO REAFIRMAR O QUE DISSE O J.LEITE, QUE AS PRÓPRIAS MONTADORAS SÃO AS QUE MAIS IMPORTAM CARROS, ALGO PRÓXIMO DE 80%).
Um estudo feito pela Anfavea, a associação dos fabricantes, mostra que o custo de produção do carro no Brasil é 60% maior do que na China. Foi estabelecido um índice de custo 100 para a China. Para o México esse índice seria 120 e para o Brasil 160. (R: O CUSTO SÓ É ALTO PORQUE O SETOR ESTÁ BOMBANDO EM PLENO VIGOR ECONÔMICO DO SETOR, POIS SE ESTIVESSE EM CRISE, AS MONTADORAS ESTAVAM AMEAÇANDO ERA A INDUSTRIA DO AÇO, AS FABRICANTES DE AUTO PEÇAS, AS EMPRESAS FRETISTAS, OS SINDICATOS E OS CUSTOS TERIAM COM CERTEZA QUEDA DE CUSTOS, MAS COMO AS FÁBRICAS ESTÃO GANHANDO RIOS DE DINHEIRO, É ÓBVIO QUE AS MINERADORAS, F. DE AUTOPEÇAS…TRABALHADORES…TAMBÉM QUEREM UMA FATIA DESSE EXCELENTE MOMENTO VIVIDO PELOS RECORDES DIÁRIOS DE VENDAS, E SE O CUSTO FOSSE ALTO, NÃO HAVERIA ANÚNCIO DE NOVAS FÁBRICAS DA RENAULT, HYUNDAI, CHINESAS, MAZDA…).
O curioso é que os maiores importadores de carros no Brasil são as montadoras, notadamente as quatro grandes. Elas são responsáveis por nada menos do que 78% de todos os carros estrangeiros vendidos no País. Os importadores oficiais, reunidos na Abeiva, importaram no semestre 20% do total, carros que, além dos impostos normais, pagam 35% de alíquota de importação; os outros 2% foram trazidos por importadores independentes.
A despeito do alto custo de produção, o Brasil continua recebendo investimentos em novas fábricas.
A Chery faz a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da sua fábrica em Jacareí no próximo dia 19. Conforme anunciou o Carsale nesta semana, a Lifan e a importadora brasileira Effa assinaram um acordo para a construção de uma fábrica no Brasil com investimento inicial de US$100 milhões e produção de 10 mil unidades por ano. As duas montadoras já investiram US$ 70 milhões num centro de pesquisa e desenvolvimento, para a criação de um carro pequeno.
Ou os dados do estudo da Anfavea estão errados ou os chineses estão muito mal informados. E vão quebrar a cara. Qual a sua aposta?
(R. RESULTADO DE TODA ESSA RESPOSTA DO PRES. DA FORD, DE COLUNISTA CALMON PUXANDO O S. DAS MONTADORAS, DE ANFAVEA RESOLVENDO FALAR JUSTO NESTE MOMENTO DE REPERCUSSÃO DO CUSTO ALTO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS DIRECIONADOS, É O MEDO DE TEREM QUE LARGAR NÃO O OSSO, MAS SIM A PICANHA MATURADA).
R: VERGONHA, ESTARMOS NAS MÃOS DE MONTADORAS QUE VIVEM AMEAÇANDO FAMÍLIAS DE TRABALHADORES E A SOCIEDADE BRASILEIRA, ENQUANTO POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O SETOR, VÃO DE ENCONTRO DOS INTERESSES DESSAS MULTINACIONAIS E CONTRA O CONSUMIDOR BRASILEIRO QUE PAGA PELO LATÃO DE LIXO RODANTE MAIS CARO DO PLANETA, POIS TEMOS GOLS NO BRASIL MAIS CARO DO QUE MERCEDES SÉRIE C E BMW SÉRIE 3 NOS EUA, E ANTES QUE EU NÃO ME ESQUEÇA, NOS EUA UM AUDI A3 É MAIS BARATO DO QUE AS SÉRIES COMENTADAS ACIMA DA MERCEDES E BMW, MAS NO BRASIL SÃO MAIS CARAS DO QUE AS DUAS CONCORRENTES DIRETAS, IMAGINEM O QUANTO A AUDI NÃO ESTÁ GANHANDO SE AS OUTRAS JÁ GANHAM). E SOU OBRIGADO A ENGOLIR PREMIAÇÃO DE REVISTA ECONÔMICA PARA O PRESIDENTE DA AUDI DO BRASIL QUE ESTÁ TOMANDO UMA LAMBADA ATRÁS DA OUTRA PARA A MERCEDES E BMW QUE ESTÃO EXPLODINDO NAS VENDAS JUNTAMENTE COM A VOLVO E UM DÓLAR COM DESVALORIZAÇÃO DE 20% EM 15 MESES SEM REPASSE PARA OS CARROS.
O IMPORTANTE É A COPA AMÉRICA.
Boa dica Ricardo Junior.
Obrigado.
que boa notícia! Adorava os Chamonix e quase comprei um uma vez. Me arrependi. Quem sabe agora….
@Comanche, esses executivos de fabricantes instalados no Brasil estão com medo é de perder seus altos bônus e participações nos lucros que lhes redem alguns milhões todos os anos.
…lhe rendem…
…lhes rendem…
Foi a revolta que deu ler o texto postado pelo Comanche.
Comanche, as demissões já deveriam ter começado faz tempo – demissões desses picaretas fantasiados de executivos que dirigem a ROUBOFÁVEA e as montadoras no Brasil.
as replicas da chamonix são lindas más o preço é uma loucura,e o preço de um carro zero completo, pena que os dirigentes da chamonix não investem no mercado nacional, haveria centenas de compradores incluzive eu.
Boa noite ,vcs tem previsao de venda so do kit de fibra da 356.Obrigado