O SINIAV, Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, que tinha início de funcionamento marcado para o ano que vem, não deverá ser implantado por agora nos veículos. O governo federal deve mudar o prazo para que todos os veículos em circulação no País estejam equipados com chip de identificação para o início de 2014. A ideia original era que toda a frota estivesse equipe até o 30 de junho de 2015.
O sistema irá auxiliar a controlar de maneira mais eficiente a circulação de veículos no País. O projeto estava sendo colocado em pauta pelo governo desde 2006 para ser colocado em prática, e prevê que todos os automóveis, motocicletas, caminhões e demais veículos em circulação no Brasil estejam equipado com o chip de segurança. Os chips deveriam custar cerca de R$ 5, mas algumas empresas chegam a cobrar R$ 18 pelo pequeno equipamento.
Veja também: IPI reduzido é prolongado até junho de 2013
Para a leitura desses chips, serão instalados pórticos em estradas e avenidas, que irão identificar veículos roubados ou com multas e velocidade elevada, sendo esse último um papel desempenhado pelos radares, típicos nas estradas do estado de São Paulo. No entanto, até o momento, não há nenhum pórtico instalado por parte dos governos brasileiros – o da foto acima é um projeto-piloto ligado ao sistema Sem Parar em São Paulo, que necessita de outro tipo de chip para o pagamento da taxa dos pedágios.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.