O Exército brasileiro incrementou uma nova norma para carros blindados equipados com teto solar. Agora, o equipamento precisa ser obrigatoriamente composto por uma peça única e fixa; com o mesmo nível da blindagem aplicada nas demais partes do veículo. De acordo com o consultor da GR Blindados, Floriano Guimarães; “essa é uma mudança muito importante, que serve para reforçar a segurança dos usuários de carros blindados”.
Para o executivo, o teto solar fixo em carros blindados aumenta a eficácia da proteção dos veículos em circulação no território nacional. “Muita gente ignorava a importância do travamento do teto solar por questões estéticas ou de gosto pessoal; ignorando que a movimentação desse vidro poderia causar riscos à sua segurança”, explica o consultor da GR. “O teto solar do veículo não foi projetado para abrir e fechar suportando o peso de um vidro blindado. Esse tipo de medida agora é ilegal porque pode, inclusive, causar acidentes caso o material blindado se desprenda no meio de uma estrada ou de uma avenida com grande circulação de veículos”, completa.
Conforme o artigo 62, o nível de proteção balística em automóveis deve ser o mesmo em todo o conjunto; e reforça que “a blindagem do teto solar deve consistir de peça única e fixa, e de mesmo nível das blindagens aplicadas nas demais partes do veículo”.
Tal medida já é válida em outros países do mundo, como a Colômbia. “A maior preocupação do dono de um veículo blindado deve ser sua segurança, e não a questão estética. Carros blindados são feitos para ficarem fechados”, afirma Guimarães. “Atualmente, existem vidros de muita qualidade no mercado, que oferecem garantia de até 10 anos aos clientes. Não vale a pena arriscar sua segurança e da família por causa de um teto solar mal instalado ou que não atenda as regras determinadas pelo Exército”.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Entretanto, o proprietário do veículo acaba perdendo a real função do teto solar; que passa a desempenhar o papel de uma espécie de teto de vidro fixo. Além disso, enquanto o vidro original do teto pesa cerca de 6,5 kg, a versão blindada pode chegar a até 40 kg.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Interessante, para mim foi novidade. Realmente se o carro é blindado não tem sentido o teto solar não ser. Não compensa arriscar a vida pela estética do carro!