O Terrafugia Transition ainda não tem permissão para voar – exceto em testes da marca – mas as autoridades dos Estados Unidos já deram o ok para produção em série do primeiro carro-avião da história com essa permissão. Para alçar voo ainda é necessário uma licença da Administração Federal de Aviação do país, que já pre-homologou o geringonça como uma “aeronave esportiva leve”. Por outro lado, o carro voador já pode trafegar por ruas e estradas da região com as asas devidamente dobradas e a rodas no asfalto.
E esse parece ser um brinquedo e tanto. A cabine tem comandos de avião e de carro, tudo misturado. O mesmo vale para a instrumentação, que além do usual velocímetro também conta com altímetro e horizonte artificial, para se localizar enquanto voa. A marca diz que o Transition pode alcançar até 185 km/h no ar, mas no asfalto sua velocidade não passa dos 100 km/h. Para decolar e pousar são necessários 520 metros de pista, mas isso só poderá ser feito em aeroportos. Sair voando de avenidas congestionadas ainda não é permitido.
Quando avião, o veículo tem 8 metros de envergadura de asa e 6 metros de comprimento. No modo carro, a largura, com as asas dobradas eletronicamente, é reduzida para apenas 2,3 metros, o suficiente para trafegar em faixas de trânsito. Mesmo com todo esse porte o Transition é muito leve: pesa apenas 450 kg vazio e para ter condições de decolar não pode passar dos 650 kg.
O motor do carro-avião é o Rotax 912S, que serve tanto para mover as rodas do eixo traseiro como também para girar a hélice tratora, que vai na traseira. O bloco gera 100 cavalos de potência e o tanque de gasolina – de posto comum mesmo – leva 87 litros, o suficiente para 720 km de autonomia voando. A fabricante também teve de desenvolver pneus especiais para o Transition, que devem funcionar bem tanto para rodar no asfalto como para realizar pousos.
A brincadeira custa US$ 194.000 nos EUA, algo em torno de R$ 303.400. Para quem ainda não sabe pilotar aviões a Terrafugia oferece um curso de 20 horas de voo para formação de Piloto Esportivo, o mínimo exigido para sair voando por aí com o Transition, quando isso for permitido, claro.