O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acaba de anunciar que o IPI dos carros populares (até 1 000 cc) passará de 7% para 0%. Também os veículos com motorização acima de 1.0 e até 2.0 litros terão a alíquota do IPI reduzida pela metade.
A medida, provisória, visa aquecer o mercado de automóveis, que sentiu a falta de crédito após a crise econômica. As vendas caíram para um patamar de mais de um ano atrás. E a boa notícia não se resume a isso apenas: outro imposto, o IOF, cobrado de operações financeiras, caiu de 3% para 1,5% para pessoas físicas.
Na teoria, essas medidas tornarão os carros e os financiamentos mais baratos. Resta saber se as montadoras repassarão na totalidade os ganhos com a isenção do IPI.
Se for totalmente repassado, o desconto médio pode chegar a R$ 1 500 nos populares, dependendo do modelo, e cerca de R$ 3 000 a R$ 4 000 nos carros com motor até 2.0 litros.
Veja como era e como passa a ser a cobrança do IPI:
Veículos até 1 000 cc – 7% para 0%
Veículos com 1 001 cc a 2 000 cc (gasolina) – 13% para 6,5%
Veículos com 1 001 cc a 2 000 cc (flex ou etanol) – 11% para 5,5%
Veículos com 2 001 cc ou mais – permanecem em 25%
Veículos com 2 001 cc ou mais (álcool ou flex) – permanecem em 18%
Quem comprou carro nos últimos dias, vai ficar “feliz”…