O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acaba de anunciar que o IPI dos carros populares (até 1 000 cc) passará de 7% para 0%. Também os veículos com motorização acima de 1.0 e até 2.0 litros terão a alíquota do IPI reduzida pela metade.
A medida, provisória, visa aquecer o mercado de automóveis, que sentiu a falta de crédito após a crise econômica. As vendas caíram para um patamar de mais de um ano atrás. E a boa notícia não se resume a isso apenas: outro imposto, o IOF, cobrado de operações financeiras, caiu de 3% para 1,5% para pessoas físicas.
Na teoria, essas medidas tornarão os carros e os financiamentos mais baratos. Resta saber se as montadoras repassarão na totalidade os ganhos com a isenção do IPI.
Se for totalmente repassado, o desconto médio pode chegar a R$ 1 500 nos populares, dependendo do modelo, e cerca de R$ 3 000 a R$ 4 000 nos carros com motor até 2.0 litros.
Veja como era e como passa a ser a cobrança do IPI:
Veículos até 1 000 cc – 7% para 0%
Veículos com 1 001 cc a 2 000 cc (gasolina) – 13% para 6,5%
Veículos com 1 001 cc a 2 000 cc (flex ou etanol) – 11% para 5,5%
Veículos com 2 001 cc ou mais – permanecem em 25%
Veículos com 2 001 cc ou mais (álcool ou flex) – permanecem em 18%
Quem comprou carro nos últimos dias, vai ficar “feliz”…
Pena q essa medida será válida até Março de 2009 e a grande questão é se as montadoras realmente irão repassar esses desconto para os consumidores.
Eu, particularmente duvido muito q repassão integralmente esse desconto.
Eu não duvido que o repasse será repassado, até por que se não fizerem isso, meu amigo, as montadoras no Brasil vão sentir os efeitos da crise ainda mais do que já estão sentindo.
E 1000cc flex?
Vamos ver quanto as montadoras vao ganhar em cima disso, vamos ficar de olho!
Já se percebe (propagandas) algumas reduções como o uno na faixa dos R$ 21 mil e ka nos 24 mil e poucos. Apesar da crise e dos preços reduzidos; nós no Brasil aceitamos carros desatualizados, extremamente simplificados (pp, em acabamento) e até inseguros. Vejam vcs: nosso poder aquisitivo nos obriga a consumir produtos mais em conta, porém é indigno nós pagarmos caro por algo inferior. Já que é caro, pelo menos que tenha qualidade. Exemplo básico entre tantos: nosso astra, corsa, vectra/astra, fiesta, spacefox, golf, 207?, clio, etc – mais caros mas com menos tecnologia, acabamento e gama de motores. Alguns modelos até podem servir de fonte de estudos para arqueólogos!! Isso tudo, para quem gosta de automóveis, (independente de comprá-los) gera insatisfação e descaso. Nosso país contribui e muito com a saúde financeira de várias montadoras.
Não irá mudar absolutamente nos preços reais dos carros zero Km. Estão com grandes descontos em relação à tabela oficial. Trata-se apenas de um golpe de marketing do governo. Nenhuma reforma foi feita neste país nos últimos 6 anos e reduções temporárias como esta que está sendo divulgada é só pirotecnia.
Já li que Ford e Fiat estão reduzindo nas tabelas integralmente o IPI. O que eu não li em lugar algum, foi "fabricantes reduzem a margem de lucro nos veículos". Portanto, até agora só deram bom dia com o chapéu alheio.
mmmm, será que a Volvo baixa o preço do C30 básico? o motor é de 2 litros…
Agora chegou a vez do consumidor controlar o mercado, a tática não é sair correndo para trocar o seu carro, o correto é esperar para ver o que vai acontecer, o governo já deu seu contribuição, se a população não comprar, os fabricantes e revendedores vão ser obrigados a reduzir seus lucros, ai sim podemos dizer que a população estará sendo beneficiada.
As concessionárias em geral retiraram os descontos que vinham dando, e aplicaram a tabela sem IPI ou com redução do mesmo. Tudo como dantes no quartel de Abrantes, e continuam a oferecer um valor ridículo no usado oferecido na troca.